MP denuncia dirigentes do Botafogo e do Campinense investigados na Operação Cartola

Por - em 6 anos atrás 464

botafogo-pbO Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB), denunciou à Justiça, nessa segunda-feira (03), os clubes Botafogo e o Campinense, pelos crimes investigados na Operação Cartola, deflagrada pela Polícia Civil, que desarticulou um esquema de fraudes e manipulação de resultados de jogos mantido por uma suposta organização criminosa, na Paraíba. O Portal ClickPB teve acesso com exclusividade, nesta terça-feira (04), às peças que pedem a condenação criminal dos envolvidos.

Entre as condutas-fim apontadas no inquérito como prática dos integrantes da organização, estão ainda fraude no sorteio de arbitragem, favorecimento e proteção em decisões da Justiça Desportiva.

Do Botafogo, foram denunciados o presidente do clube, José Freire da Costa (Zezinho do Botafogo); Breno Morais Almeida; Guilherme Carvalho do Nascimento; Francisco de Sales Pinto Neto; Alexandre Cavalcanti Andrade de Araújo; Alex Fabiano dos Santos; José Renato Albuquerque Soares (Zé Renato); e Tarcísio José de Souza.

O Ministério Público pede o recebimento da denúncia que requer a condenação dos envolvidos e a destituição de todos os réus que ocuparem cargos na entidade desportiva, o Botafogo Futebol Clube.

Já do Campinense, foram denunciados José William Simões Nilo; Danilo Ramos da Silva; e Francisco Carlos do Nascimento.

O Ministério Público também pede o acolhimento da denúncia, para instauração do processo penal-constitucional, visando à condenação, e a destituição do presidente do Campinense José William Simões Nilo.

Ambos os processos, do Botafogo e do Campinense, foram distribuídos para a 4ª Vara Criminal da comarca de João Pessoa.

Redação