Bolsonaro e Michelle se mudam para o Alvorada; cadeiras vermelhas são trocadas por azuis

Por - em 5 anos atrás 380

palacio do alvoradaO presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama, Michelle, se mudarão ainda nesta quinta-feira (3) para o Palácio da Alvorada, informou a assessoria.

A TV Globo registrou nesta quinta o momento em que um caminhão chegou ao Alvorada e descarregou cadeiras azuis. Em seguida, funcionários retiraram cadeiras vermelhas do palácio, e o caminhão levou os móveis embora.

Procurada, a Presidência respondeu: “Não houve nenhum pedido para mudança de mobiliário. As cadeiras azuis são do acervo original do Palácio da Alvorada, da artista Anna Maria Niemeyer, e estavam ocupadas em função da posse presidencial. Já as cadeiras vermelhas são reservas e ficarão no depósito.”

Desde que foi eleito, no ano passado, Bolsonaro utilizava a Granja do Torto, espécie de casa de campo da Presidência, nos dias em que permanecia em Brasília. Ele chegou a passar o réveillon no local.

Bolsonaro residirá no Alvorada com a primeira-dama Michelle, com a filha Laura, de 7 anos, e com a enteada Letícia, de 19 anos.

Em entrevista à TV Record, em 31 de dezembro, o presidente afirmou que gostaria de ficar na Granja do Torto, porém a primeira-dama optou pelo Alvorada.

Residência oficial

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para ser a residência oficial do presidente da República, o Palácio da Alvorada tem traços modernistas, fica às margens do Lago Paranoá e foi o primeiro prédio construído em alvenaria em Brasília.

O palácio foi inaugurado em 30 de junho de 1958 e teve como primeiro morador o então presidente Juscelino Kubitschek, responsável pela construção da nova capital federal.

O Alvorada reúne obras de artes, móveis raros e tapeçarias que decoram o espaço, composto por ala residencial, salões, uma biblioteca, cinema, salas de jogos, cozinha, almoxarifado, sala de jogos e área de administração.

O último presidente a morar no Alvorada por um longo período foi Dilma Rousseff, entre 2011 e agosto de 2016, quando teve o mandato cassado no processo de impeachment.

Vice de Dilma e elevado à condição de presidente, Michel Temer chegou a se mudar para o local, porém ficou poucos dias e preferiu retornar ao Palácio do Jaburu, também em Brasília, residência oficial da Vice-Presidência.

Durante os dois anos e sete meses em que ficou na Presidência, Temer utilizou o Alvorada para reuniões de trabalho e cafés da manhã ou jantares com autoridades, aliados políticos e jornalistas.

G1