Em estreia na Copa do Nordeste 2019, Botafogo-PB enfrenta o Santa Cruz no Almeidão.

Por - em 5 anos atrás 347

botafogo pb 4A Copa do Nordeste de 2019 já vai começar. Inclusive, o ano marca a estreia de um novo formato, com os 16 clubes distribuídos em dois grupos de oito, com as equipes do Grupo A enfrentando as do B em turno único. E, para dar a largada ao regional mais equilibrado do país, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, o Botafogo-PB recebe o Santa Cruz nesta terça-feira. O duelo está marcado para as 21h30 (horário local) e vai colocar frente a frente duas camisas pesadas do futebol nordestino.

Atual bicampeão paraibano e com um grupo repleto de remanescentes, o Botafogo-PB aposta na fórmula que quase o colocou na Série B do Campeonato Brasileiro na temporada passada. E, com o boa parte do elenco mantido e reforçado, o técnico Evaristo Piza também tem um desejo importante para o clube na Copa do Nordeste. É que passar de fase tem sido um desafio e tanto para o Alvinegro da Estrela Vermelha.

Mas a missão agora é ainda mais complicada, já que o novo formato do Nordestão coloca oito dos 16 clubes brigando por quatro vagas na fase de mata-mata. Ou seja, mais confrontos pesados em duelos só de ida, começando pelo duelo desta terça-feira, contra o Santa.

Uma curiosidade legal para a partida vai ser o reencontro do técnico Leston Júnior, hoje no Santa Cruz, com o Botafogo-PB. O treinador mineiro comandou o Alvinegro durante boa parte de 2018, quando, inclusive, conquistou o Campeonato Paraibano. Contudo, o desgaste ao longo da participação do clube na Série C do Brasileiro resultou na entrega do cargo por parte do comandante.

O Santa Cruz, do atacante Augusto, se prepara para a estreia oficial em 2019 — Foto: Marlon Costa/ Pernambuco Press

O Santa Cruz, do atacante Augusto, se prepara para a estreia oficial em 2019 — Foto: Marlon Costa/ Pernambuco Press

Nesta temporada, porém, Leston foi o escolhido para buscar o acesso no Brasileiro com o Santa, que também disputa a Série C. Mas, antes disso, o treinador vai ter os desafios de encarar o Campeonato Pernambucano e a Copa do Nordeste.

Em 2019, o Botafogo-PB estreou oficialmente no último sábado, quando venceu a Perilima por 4 a 1 na primeira rodada do Campeonato Paraibano. Três dias depois, já volta ao campo do Almeidão para abrir a Copa do Nordeste.

Do outro lado, o Santinha estreia na temporada nesta terça-feira. Isso se deve ao fato de que o Campeonato Pernambucano só começa no dia 19, no próximo fim de semana. Sendo assim, a partida contra o Belo vai ser o primeiro teste oficial de Leston Júnior no comando da Cobra Coral.

Não escolhendo apenas uma competição, o Botafogo-PB vai com força máxima desafiar o Santa Cruz. A equipe titular deve ser a mesma que venceu a Perilima no último sábado. A única dúvida em questão está no meio de campo. Afinal, o técnico Evaristo Piza pode ser mais precavido, com dois volantes, Rogério e Carlão, atrás dos dois meias titulares, Marcos Aurélio e Clayton. Ou optar por uma equipe mais ofensiva, com apenas Rogério na volância, e um trio de meias com Marcos Vinícius ao lado da dupla titular. Diante da dificuldade que o adversário deve impor, a tendência é que a primeira opção seja a escolhida.

No lado do Santa Cruz, ainda existe aquela enorme expectativa para a estreia oficial na temporada. E, como de costume, o técnico Leston Júnior segue mantendo o mistério, mas, aos poucos, o time vai ganhando uma cara para a temporada. Por isso, o treinador já deixou claro que a sua ideia é repetir escalações para dar maior bagagem aos que considera titular. Por isso, a base deve ser a mesma que iniciou os seus testes de pré-temporada.

A arbitragem vai estar por conta de Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro, com Flávio Gomes Barroca e Luis Carlos de França Costa como auxiliares. O trio pertence ao quadro da CBF pelo estado do Rio Grande do Norte.

GE-PB