Jornais do Brasil nesta quarta feira 23 de janeiro

Por - em 5 anos atrás 366

23 de janeiro de 2019

O Globo

Manchete: Em Davos, Bolsonaro promete reformas e abrir a economia

Em conversa com empresários, presidente afirmou que Brasil não deixará acordo do clima

Em sua primeira viagem ao exterior, o presidente Jair Bolsonaro se comprometeu no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), com a implementação de uma agenda liberal, pautada por reformas estruturais, abertura comercial, redução de impostos e privatizações. O discurso, de seis minutos, foi considerado genérico mas direto pela plateia de investidores e executivos globais. Bolsonaro também defendeu a expansão do agronegócio com respeito ao meio ambiente. Em encontro posterior com empresários, afirmou que, “por ora”, o Brasil permanecerá no Acordo de Paris, que pretende conter as mudanças climáticas. (PÁGINAS 19 a 21)

Gabinete de Flávio empregou mãe e mulher de chefe do crime

Até novembro de 2018, a mãe e a mulher de Adriano da Nóbrega, ex-PM apontado como chefe do Escritório do Crime, eram funcionárias do gabinete do deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ). Ele ainda mantém empregados quatro servidores citados em relatório de movimentações suspeitas. (PÁGINAS 4 e 6)

Prisão de milicianos pode esclarecer caso Marielle

Operação do Ministério Público estadual e da Polícia Civil para desarticular a milícia de Rio das Pedras, umas das principais da cidade, prendeu cinco pessoas, entre elas o major da PM Ronald Paulo Alves Pereira, apontado como o número 2 do bando. Segundo a investigação, ele também integra o Escritório do Crime, quadrilha de assassinos profissionais suspeita de ter executado a vereadora Marielle Franco e seu motorista. O MP pretende oferecer acordo de delação premiada a Ronald para esclarecer o crime e avançar nas investigações sobre os milicianos. Chefe do grupo, o ex-capitão do Bope Adriano da Nóbrega está foragido. (PÁGINAS 11 a 15)

Os recados por trás das frases do discurso (PÁGINA 19)

Presidente troca hotel chique por bandejão (PÁGINA 20)

Editorial

O discurso de Bolsonaro no figurino de Davos (PÁGINA 2)

Merval Pereira

Bolsonaro assumiu compromissos importantes (PÁGINA 2)

Ex-motorista de Palocci ‘acredita’ que levou dinheiro ao Instituto Lula (PÁGINA 10)

Oposição pede adesão de militares às manifestações de hoje (PÁGINA 23)

————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

Manchete: Bolsonaro promete abertura e Guedes, nova Previdência

Presidente falou por 6 minutos em Davos; ministro da Economia disse que haverá ‘consenso’ por reforma

Com um discurso de apenas seis minutos em que destacou a necessidade de abertura comercial do País, a importância de reformas estruturais e a preocupação com o meio ambiente, Jair Bolsonaro fez sua estreia internacional, ontem, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O presidente, porém, foi vago sobre como, quando e de que maneira pretende implementar as mudanças que julga essenciais. Assim, coube ao ministro da Economia, Paulo Guedes, assumir o papel de transmitir uma mensagem mais direta ao mercado, principalmente sobre a reforma da Previdência. Em almoço de uma hora e meia com investidores, Guedes disse que haverá consenso no Congresso para aprovar as mudanças nas regras de aposentadoria e que contará com apoio dos governadores. A executivos de multinacionais, o presidente e seus ministros disseram que o projeto será apresentado nos primeiros dias da próxima legislatura. (ECONOMIA / PÁGS. B1 a B4)

Assunto para 15 minutos

Em Davos, Jair Bolsonaro apresentou seu governo como livre de ideologias, comprometido com a moralidade e, enfim, guiado pelo lema “Deus acima de tudo”, informa Rolf Kuntz. (PÁG. B3)

Receita vai investigar citados pelo Coaf na Alerj

A Receita Federal vai cruzar informações levantadas pelo Coaf com as declarações de Imposto de Renda dos deputados estaduais do Rio e de servidores da Alerj que apresentam movimentações financeiras atípicas, revelam Andreza Matais e Fabio Serapião. Entre os alvos, estão Flávio Bolsonaro e seu ex-assessor Fabrício Queiroz. O pente-fino poderá, por exemplo, ajudar a identificar o uso de empresas de fachada. (POLÍTICA / PÁG. A4)

Flávio empregou parentes de suposto miliciano

Flávio Bolsonaro empregou até novembro em seu gabinete na Alerj a mãe e a mulher do ex-capitão do Bope Adriano da Nóbrega, suspeito de comandar uma das principais milícias do Rio. Acusado por homicídio e expulso da PM, ele está foragido. (PÁG. A6)

Pacote de Moro visa a ampliar o confisco de bens

No pacote com mudanças na legislação que pretende mandar para o Congresso em fevereiro, Sérgio Moro vai incluir o confisco alargado, que autoriza o poder público a tirar da posse de condenados por crimes como corrupção e tráfico os bens que não tiverem a origem comprovada. Ele também quer a possibilidade de confiscar bens na esfera cível, mesmo que não haja condenação criminal, o que é conhecido como extinção do domínio. (POLÍTICA / PÁG. A8)

Arábia Saudita barra compra de frango de 5 frigoríficos

Maior comprador de frango do Brasil, a Arábia Saudita barrou cinco dos 30 frigoríficos nacionais habilitados. No ano passado, o País mandou 486,4 mil toneladas de frango para lá, o equivalente a 12% das exportações. Não está claro se a medida foi uma retaliação à decisão do governo de mudar a Embaixada brasileira em Israel. (ECONOMIA / PÁG. B9)

EUA ‘convocam’ venezuelanos contra chavismo

O governo americano exortou os venezuelanos a tomarem as ruas hoje contra o presidente Nicolás Maduro. O governo chavista convocou marchas de apoio a Maduro e alertou que atos podem acabar em violência. (INTERNACIONAL / PÁG. A10)

Federais devem ter verba própria, diz MEC (METRÓPOLE / PÁG. A13)

Estados querem subir alíquota de servidores (ECONOMIA / PÁG. B6)

Vera Magalhães

Jair Bolsonaro perdeu a chance de fazer história em Davos. Coube ao ministro Paulo Guedes consertar as coisas. (POLÍTICA / PÁG. A6)

Notas&Informações

Dois passos para o crescimento

Jair Bolsonaro tentou apresentar em Davos um Brasil atraente para o investidor, mas o primeiro atrativo, em condições normais, é a perspectiva de expansão dos negócios. (PÁG. A3)

Os rolos da arraia-miúda

Depois da vitória eleitoral, o baixo clero não precisou nem de duas semanas de poder para confirmar sua natureza caricatural e medíocre. (PÁG. A3)

————————————————————————————

Folha de S. Paulo

Manchete: Flávio empregou parentes de suspeito de comandar milícia

Mãe de ex-PM é citada em relatório que identificou transações financeiras atípicas de ex-servidores

O deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) empregou até novembro de 2018 em seu gabinete na Assembleia Legislativa a mãe e a mulher de um ex-policial militar suspeito de comandar milícias no Rio. Alvo de operação do Ministério Público, ontem, o ex-capitão Adriano da Nóbrega, 42, que foi expulso da PM, estava foragido. Sua mãe, Raimunda, e sua mulher, Danielle, deixaram o gabinete a pedido. Cada uma ganhava R$ 6.490,35 por mês. Raimunda é um dos ex-servidores do filho do presidente Jair Bolsonaro citados em relatório do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) que identificou movimentações financeiras atípicas de seu ex-assessor Fabrício Queiroz. Ela repassou R$ 4.600 para a conta dele. A assessoria de Flávio afirmou que Raimunda foi contratada por indicação de Queiroz —PM aposentado, ele é suspeito de atuar em lavagem de dinheiro. Flávio não é formalmente investigado na esfera criminal, mas na cível, que apura improbidade administrativa. A suspeita é a de que Queiroz recolhesse parte do salário de servidores. O senador eleito nega a prática. (Poder A4)

Bolsonaro faz discurso curto e sem detalhes sobre reformas

Em discurso no plenário do Fórum Econômico Mundial, em Davos, Jair Bolsonaro (PSL) defendeu que o Brasil lidere pelo exemplo, comprometeu-se com reformas econômicas e afirmou que irá evitar viés ideológico em tratativas comerciais. Questionado por executivos, o presidente declarou que o Brasil não irá deixar o Acordo de Paris Sobre O Clima. (Mundo A1O)

Investidor de fora está cauteloso, diz presidente do Itaú

Presidente do Itaú Unibanco, Cândido Bracher disse em entrevista à Folha, em Davos, que os grandes investidores estrangeiros estão cautelosos em relação à aprovação da reforma da Previdência. “O internacional ainda está numa atitude de esperar para ver o que acontece.” (Mercado A15)

Previdência se encaminha para incluir militares

Cresce o apoio de membros do governo oriundos das Forças Armadas para que a reforma da Previdência inclua os militares. Previsão é de que o governo apresente uma proposta ao Congresso após a cirurgia de Jair Bolsonaro, programada para aproxima semana. (Mercado A17)

Colunistas

Delfim Neto

Falas de Moro e Guedes foram bem recebidas (Opinião A2)

Hélio Schwartsman

Líderes só caem se há uma bela crise econômica (Opinião A2)

Cresce número de novas armas em 17 estados brasileiros

Dados do Sistema Nacional de Armas apontam crescimento no número de novas armas registradas por pessoas físicas no espaço de quatro anos. Entre 2014 e 2018, o aumento mais expressivo, 648%, ocorreu no Espírito Santo. (Cotidiano B1)

Arábia Saudita cessa importação de frango do Brasil

País, maior importador de carne de frango brasileira, desabilitou 33 frigoríficos da lista de exportadores. Ato foi visto como pressão sobre o governo Bolsonaro, que quer transferir embaixada de Tel Aviv para Jerusalém. (Mercado A18)

Presidente deve quebrar tradição na escolha de reitor de federal (B2)

Editoriais

Estreia internacional

Acerca da participação de Bolsonaro em Davos.

Mortes nas ruas

A respeito de óbitos no trânsito de São Paulo. (Opinião A2).

Redação