Clássicos marcam rodada do Campeonato Paraibano

Por - em 5 anos atrás 475

almeidãoO complemento da quinta rodada do Campeonato Paraibano vai ser marcada por clássicos neste domingo (10), quando jogam Treze x Campinense, às 16h, no estádio Amigão, em Campina Grande; Esporte x Nacional, no José Cavancanti, às 17h, em Patos; e Sousa x Atlético de Cajazeiras, às 17h, no Marizão, em Sousa.

Treze x Campinense

De um lado, o treinador Rubro-Negro, Francisco Diá, quer manter a invencibilidade no Clássico dos Maiorais em jogos oficiais. Do outro, um novo técnico, Marcinho Guerreiro, que quer estrear com um triunfo importante.

“O amistoso foi uma brincadeira tanto para nossa comissão como a do adversário testarem as opções e fazer observações e mudanças necessárias. Era o início do trabalho. Agora que estamos mais calejados e preparados, entraremos em campo para ganhar e nada mais. O time será aguerrido e ofensivo do início ao fim”, disse Diá.

Marcinho Guerreiro chegou cheio de desafios e com força de vontade de levar o Galo ao tão sonhado título. Para ele, o jogo será sua primeira grande provação e um dos maiores compromissos.

“Cheguei a uma situação difícil, mas o Treze é um time grande e tem um elenco de qualidade. O jogo será difícil, mas durante esses três ou quatro dias tentei passar ao máximo nossa plataforma de jogo e espero que eles consigam assimilar dentro de campo para já nos trazer uma vitória importante”, comentou Marcinho.

O Treze está na terceira colocação do Grupo A, com seis pontos, duas vitórias, duas derrotas e 50% de aproveitamento. Já o Campinense ocupa a segunda posição do grupo B, com sete pontos. O time duas vitórias, um empate, uma derrota, que representa um aproveitamento de 58,3%.

Esporte x Nacional

Esporte e Nacional de Patos se enfrentam no duelo que marca o reencontro das equipes na elite do torneio, após sete anos. A última vez que o clássico aconteceu foi em 2012. Naquele ano, o Naça venceu as duas partidas pelos placares de 2 a 1 e 3 a 2.

As equipes estão em momentos semelhantes na tabela, mas a euforia pelo clássico muda qualquer prognóstico para o jogo desta tarde. Vindo da primeira vitória no torneio, o Esporte de Patos espera dar sequência ao resultado do último domingo e começar a pensar na classificação para a próxima fase da competição.

O empate de Perilima e Serrano na abertura da quinta rodada contribui para isso. Caso vença o jogo, o Patinho do Sertão ultrapassa a Águia de Campina, chegando a marca de seis pontos, encostando no G-2 de classificação do Grupo B. É uma tarefa difícil e ousada, mas em se tratando de clássico, qualquer que seja o resultado do jogo, não vai surpreender.

O Nacional vive uma situação tranquila na tabela. Com seis pontos conquistados e a apenas dois do vice-líder do Grupo A, o Sousa, a missão para o clássico é vencer o jogo e entrar de vez na briga pela classificação, embolando de vez a tabela em seu grupo, e complicando a vida do Serrano, que ficará isolado na lanterna, com apenas quatro pontos.

Apesar disso, o Nacional não pode sequer pensar na derrota. A equipe já vem de um resultado negativo na última rodada, deixando o Clássico da Morada do Sol ainda mais interessante e disputado.

Sousa x Atlético

Dinossauro e Trovão jogam em busca de manterem a boa fase no Campeonato Paraibano. Embaladas na primeira e segunda colocação de seus respectivos grupos, mas vão ficar de olho no resultado do Clássico dos Maiorais, que pode interferir diretamente na posição dos clubes na tabela.

O Sousa, que desde a chegada do novo treinador, Roberto Carlos, venceu as duas partidas disputadas contra o Esporte de Patos em casa e depois contra o CSP em pleno Estádio Almeidão, quer manter a invencibilidade no campeonato. Ao lado do Botafogo-PB, o Dinossauro é o único clube que ainda não foi derrotado no certame estadual deste ano.

Por outro lado, o Atlético de Cajazeiras apresenta um dado muito positivo, empatado com o Belo, o Trovão Azul tem o melhor ataque da competição, com oito gols marcados, tornando o duelo ainda mais emocionante, pois o Sousa tem a melhor defesa do campeonato, e sofreu apenas um gol jogando no Marizão.

De fato, o duelo deve ser bem movimentado, correspondendo à alcunha de ‘O Maior Clássico do Sertão da Paraíba’. O Atlético marcou gols em todos os jogos disputados até agora, demonstrando que não vai ter moleza para o Sousa, que deve fazer valer a melhor defesa do torneio, defendendo a invencibilidade dentro de casa.

Com Lídice Pegado