Após sonho com falecido e falta de chuva, populares se reúnem para desenterrar capelinha soterrada em Picuí-PB.

Por - em 5 anos atrás 3539

Capelinha 01Já faz dias, que a população de Picuí, cidade localizada no Seridó paraibano, ouve contar a história de uma capelinha soterrada. A princípio, para muitos, tudo era como se fosse apenas mais um mito propagado através das redes sociais, no entanto, ao passar dos dias, depois de tantos comentários, certo temor acabou sendo gerado no coração de várias pessoas, já que chove em toda região e em Picuí a chuva passa longe.

Para aqueles que creem em sonhos e esperava que a capelinha fosse desenterrada, o fato se tornou realidade.

Na manhã deste domingo (07), uma senhora conhecida popularmente como “Dark”, juntamente com seu esposo, conhecido popularmente como “Dudú do Bar”, reuniram alguns populares e foram até o local para escavar e desenterrar a Capelinha. Ela sonhou com o falecido que a fez um pedido para que ela desenterrasse a mesma.

“Ele só chegava para mim e pedia para eu desenterrar. Algumas pessoas dizem que tinha santo aqui dentro, mas, ele não falava em santo. Ele disse que desenterrasse a capela, porque Picuí estava passando por uma seca muito grande e tem muita coisa para ser aprendido dentro de Picuí. Fiz minha parte”, contou.

Verdade ou Mito?

É certo que atualmente a região vinha atravessando um período de estiagem, com um baixo índice pluviométrico, além de altas temperaturas, provocando desconforto e preocupação, principalmente dos agricultores. Porém, esse cenário vem mudando nos últimos meses. Acontece que chove em toda região, as cidades vizinhas registram altos índices de chuvas, mas Picuí não.

É contos como esse que tornam a vida cheia de mistérios e faz com que as pessoas busquem vários significados para os acontecimentos. No passado, as pessoas mais velhas sempre se lembram de antigas tradições e experiências que eram realizadas com a intenção descobrir se o ano corrente ou o que estaria porvir seria bom ou ruim de inverno. Isso ainda ocorre, porém outras pessoas somente pedem as bênçãos a Deus e com fé esperam Nele.

A origem da Capelinha

De acordo com informações, a capelinha, que fica localizada na PB 151, à altura do lado do Parque Ecológico Fausto Germano, foi edificada há muitos anos em uma área até então considerada como rural, em homenagem à um filho da terra, falecido no local, vítima de um trágico acidente automobilístico.

Com o passar dos anos, foi construído e inaugurado do lado oposto o Parque acima citado. Também deram início ao planejamento de um loteamento e foi durante o processo de terraplanagem e nivelamento dos lotes, que a iniciativa privada acabou soterrando a Capelinha.

E agora, chove ou não chove? A Capelinha foi desenterrada e agora com chuva ou sem chuva, possuindo o sonho um significado ou não, ela poderá se tornar lenda.

Confira na íntegra o momento em que os populares foram até o local para escavar e desenterrar a capelinha:

Texto Picuíhoje / Reportagem: Reginaldo Araújo/Sisal FM.