Aplicativo que prometia atualizações para celulares Samsung é removido do Google Play

Por - em 5 anos atrás 668

Um aplicativo chamado “Atualizações para Samsung – Versões de Android” foi removido do Google Play, a loja oficial de aplicativos para Android.

O programa, que alcançou 10 milhões de downloads e teve mais de 86 mil avaliações, foi denunciado por Aleksejs Kuprins, um especialista de segurança da CSIS Security Group, pelo potencial de estar enganando donos de telefones da marca sul-coreana: o programa não era oficial e não tinha nenhuma relação com a Samsung.

Embora o programa não fosse malicioso e os downloads de atualizações oferecidos pelo aplicativo fossem os mesmos oferecidos pela Samsung, o serviço de downloads era cobrado por cartão de crédito, diferente das atualizações oficiais, que são disponibilizadas de graça. As demais informações prestadas pelo aplicativo, por sua vez, eram acompanhadas de publicidade.

O aplicativo até permitia baixar as atualizações sem pagar nada, mas a velocidade era limitada a 56 Kbps, equivalentes a uma conexão de internet discada. Como atualizações de sistema para Android têm por volta de 700 MB, o download levaria mais de quatro horas e tinha alto risco de ser interrompido, obrigando o usuário a reiniciar o procedimento várias vezes até conseguir terminar de baixar.

As cobranças pelo suposto serviço não ocorriam por meio do sistema próprio da Play Store, que está sujeito à fiscalização do Google e taxas. Essa prática viola os termos de uso do Google para cadastramento de aplicativos na loja.

“Seria errado julgar as pessoas que cometeram o engano de procurar atualizações de firmware na loja oficial de aplicativos após a aquisição de um dispositivo Android. Os fabricantes frequentemente incluem um volume intimidante de software e isso pode facilmente confundir”, comentou Kuprins.

A checagem e o download de atualizações são gratuitos. Em “Configurar” ou “Configurações” no Android, selecione “Sistema”. Nesse menu, procure por “Atualização de software”.

Obtenção de firmware

“Firmware” é nome dado ao conjunto de softwares embutidos (ou “embarcados”) pelos fabricantes em várias categorias de eletrônicos, incluindo celulares, consoles de jogos, roteadores de internet e até em peças de computadores, como drives de armazenamento e placas de vídeo. No celular, o “firmware” inclui o sistema operacional (o Android, por exemplo), as modificações feitas pelo fabricante e qualquer outro software adicional escolhido.

Apple corrige falha que trava iPhone com ‘mensagem bomba’

Em muitos casos, um dispositivo vendido em determinada região pode utilizar um firmware diferente do mesmo dispositivo vendido em outro local. Em celulares e roteadores sem fio (Wi-Fi), isso é comum para garantir que o equipamento não viole as regras regionais para o uso das frequências e potências das antenas. Essas diferenças também são úteis para preservar as mudanças feitas por operadoras e provedores de internet.

Isso significa que equipamentos idênticos podem utilizar firmwares diferenciados. É nessa hora que obter o firmware correto pode se mostrar um desafio. Além disso, certos consumidores podem deixar de receber atualizações por conta de algum bloqueio regional do fabricante ou da operadora, o que torna interessante a procura por uma versão diferente e mais atualizada do firmware.

Até usuários mais avançados podem ficar descontentes com a dificuldade de se obter a versão mais nova existente para o seu aparelho Android por meio do canal oficial. No iOS, as atualizações são sempre administradas pela Apple – e mesmo assim existem sites independentes na web que fornecem arquivos de firmware.

Redação