Geórgia e Nevada podem definir resultado, aponta projeção; Biden está a 6 delegados de se eleger

Por - em 3 anos atrás 258

Os olhos dos Estados Unidos estão concentrados nesta quinta-feira (5) em Nevada, que voltará a divulgar a apuração às 13h (de Brasília). Os 6 votos no Colégio Eleitoral em jogo nesse estado são suficientes para que o democrata Joe Biden chegue aos 270 delegados e vença o presidente Donald Trump, segundo projeções da Associated Press.

Também há expectativa para a divulgação dos resultados na Geórgia, que vale 16 votos no Colégio Eleitoral. Durante a madrugada, a diferença entre Biden e Trump se reduziu consideravelmente, mas o republicano continuava na dianteira.

Há, ainda, o Arizona. Embora a Associated Press e veículos de imprensa como a Fox News tenham declarado vitória de Biden nesse estado com 11 votos em disputa, o jornal “The New York Times” e a CNN americana ainda apontam possibilidade de virada de Trump.

Tensão no Arizona

Manifestantes favoráveis a Donald Trump protestam em frente a centro de contagem de votos de Phoenix, no Arizona, nesta quarta-feira (4)

Manifestantes favoráveis a Donald Trump protestam em frente ao centro de contagem de votos do condado de Maricopa, onde fica Phoenix, maior cidade do Arizona. De acordo com a Reuters, alguns ativistas carregavam rifles. A contagem de votos chegou a ser paralisada temporariamente.

A Associated Press e a emissora Fox News deram vitória a Joe Biden no Arizona, com 11 votos no Colégio Eleitoral. Outros veículos, porém, disseram que o republicano ainda tem chances de vencer no estado.

Protestos na 2ª noite de apuração

Manifestantes fazem protestos pró-Biden e pró-Trump em Nevada

Cidades nos Estados Unidos registraram protestos tanto de apoiadores do presidente Donald Trump quanto de manifestantes contrários ao republicano.

Grupos pró-Trump defendem a interrupção da contagem dos votos que chegam por correio em estados como Nevada, enquanto outros manifestantes contra o presidente exigem que todos os votos sejam contados até o fim.

G1