Republicanos, partido de Trump, ficam com uma cadeira a mais no Senado

Por - em 3 anos atrás 272

Nesta quarta-feira (11), o Partido Republicano do presidente Donald Trump manteve uma cadeira a mais no Senado dos Estados Unidos, com uma vitória no Alasca, levando-os a uma posição majoritária na Câmara Alta do Congresso.

Dan Sullivan foi facilmente reeleito, com mais de 57% dos votos, segundo projeções das redes de televisão CNN e NBC. A vitória de Sullivan confirma o bom desempenho do Partido Republicano nas eleições parlamentares, realizadas no dia 3 de novembro, ao mesmo tempo que as eleições presidenciais deram a vitória ao democrata Joe Biden.

Os republicanos acumulam 50 cadeiras contra 48 dos democratas nesta câmara de 100 cadeiras. Ainda ocorrerá a disputa de duas vagas em uma dupla eleição parcial em 5 de janeiro no estado conservador da Geórgia.

Os democratas teriam de ganhar essas duas cadeiras para alcançar os republicanos. Se isso ocorrer, Joe Biden, eleito presidente, terá mais condições e liberdade de impor sua política. Nesse caso, a voz da vice-presidente Kamala Harris seria muito importante para decidir os votos em caso de empate por 50-50 em seu papel como presidente do Senado.

Nos Estados Unidos, nenhuma lei pode ser aprovada sem o aval do Senado americano, que também tem o poder de aprovar as nomeações do presidente – seus ministros, embaixadores e juízes, mesmo perante a Suprema Corte.

Redação