No Curimataú e Seridó paraibano começam as articulações políticas com vistas às eleições de 2022

Por - em 3 anos atrás 273

A Paraíba é um estado que respira política constantemente, e no Curimataú e Seridó paraibano não tem sido diferente, faltando cerca de 1 ano e 7 meses para o pleito eleitoral de 2022, os prováveis pré-candidatos a deputado estadual já começam a se articular junto aos prefeitos, vereadores e lideranças políticas visando uma cadeira na Assembleia Legislativa.

O que antes começava durante o ano da eleição, agora foi antecipado e já começa a ser montado o jogo do xadrez político no Curimataú e Seridó paraibano.

Neste contexto, cinco pré-candidatos já começam a se movimentar em busca de apoio. Trata-se da ex-deputada Gilma Germano que possivelmente deve substituir seu esposo Buba, Chió e Wilson Filho que vão para a reeleição, a atual suplente Rafaela Camaraense que deve mais uma vez postular a vaga de deputada, além de um nome novo que aos poucos vem surgindo no cenário atual Dudu Dantas, ex-prefeito de Cubati.

O interessante nestas prováveis pré-candidaturas é que todos apoiam e seguem a orientação política do atual governador João Azevedo, fato que deixa o chefe do executivo estadual em situação privilegiada, onde com muito jogo de cintura e paciência deve atender as demandas dos aliados sem causar brigas ou ciumeira política, missão não muito fácil na política paroquial e regional.

A se concretizar este quadro na política das regiões em tela, quem mais sai perdendo é o grupo do deputado Buba Germano que deve perder apoios importantes de municípios da sua área de atuação, a exemplo de Cubati, São Vicente do Seridó e Frei Martinho, além de ter perdido as eleições municipais em sua terra Picuí e Cuité, os dois principais colégios eleitorais da Região, sem falar que a rumores da possível candidatura do irmão do deputado Efraim Filho, que se concretizada deve perder também Barra de Santa Rosa.

Como se percebe, será uma boa disputa no Curimataú e Seridó paraibano no próximo pleito eleitoral, e com certeza vencerá aquele que realizar uma campanha inteligente com preservação e conquistas de novos aliados. Parafraseando o experiente e saudoso político Ulisses Guimarães “A política é a arte de se resolver problema somando e nunca diminuindo”, Fica a dica!

Em política tudo pode inclusive nada, e até boi voa quem viver verá!

De acordo com informação do TRE-PB, cerca de 82 mil eleitores (Dados de Janeiro 2021) estão aptos a votar nas eleições de 2022 nos municípios de Picuí, Cuité, Frei Martinho, Nova Floresta, Barra de Santa Rosa, Damião, Sossego, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Cubati, Baraúna e São Vicente do Seridó.

Portal do Curimataú