Apesar da força-tarefa do governo na Câmara, PEC dos Precatórios deve travar no Senado

Por - em 2 anos atrás 166

Planalto trabalha para conquistar os 308 votos necessários entre os deputados, mas senadores afirmam que reação do mercado financeiro dificulta a tramitação da proposta

Por se tratar de uma emenda à Constituição, proposta precisaria de 49 votos

A articulação política do governo Bolsonaro entrou em campo nos últimos dias para tentar vencer a resistência de deputados federais à PEC dos Precatórios, que abre espaço fiscal para o pagamento de R$ 400 mensais a beneficiários do Auxílio Brasil, programa social que substituirá o Bolsa Família, e muda a regra do teto de gastos. Líderes do Palácio do Planalto montaram uma força-tarefa para tentar conquistar os 308 votos necessários para a aprovação da proposta e pretendem votar o texto na quarta-feira, 3. Apesar do esforço, a Jovem Pan apurou que a matéria deve travar no Senado, onde o governo federal tem acumulado derrotas.

Senadores ouvidos pela reportagem reconhecem a importância do programa social, destinado a famílias em situação de vulnerabilidade, neste momento de crise econômica, mas afirmam que a reação negativa do mercado financeiro, que viu na proposta uma burla ao ajuste fiscal, mudou o clima na Casa. Assim como na Câmara, o Planalto sabe que dificilmente terá os votos da oposição. Por se tratar de uma emenda à Constituição, são necessários 49 votos.

Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

    Sem tags.