Quatro mulheres por dia foram vítimas de feminicídio no Brasil em 2023

Por Redação com Heleno Lima - em 2 meses atrás 42

Nesta sexta-feira (8), quando se celebra o Dia Internacional da Mulher, e  levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) aponta que ao menos 10.655 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil, entre os anos de 2015 e 2023.

Segundo o relatório, o número de feminicídios no País cresceu 1,4% entre 2022 e 2023 e atingiu a marca de 1.463 vítimas no ano passado, indicando que mais de quatro mulheres foram vitimadas a cada dia.

As pesquisadoras apontam que esse é o maior número da série histórica iniciada pelo FBSP em 2015, quando entrou em vigor a Lei 3.104/15.

A legislação vigente qualifica o feminicídio como um crime que decorre de violência doméstica e familiar em razão da condição de sexo feminino, em razão de menosprezo à condição feminina, e em razão de discriminação à condição feminina.

Na Paraíba, foram vítimas de feminicídio, no ano passado, 35 mulheres, um aumento de 34,2% em relação a 2022, quando foram assassinadas 26 mulheres, conforme dados do Painel de Indicadores Estatísticos de Segurança Pública, do Ministério da Justiça.

Rayssa Kathylle de Sá Silva, 19 anos, foi vítima de feminicídio, na cidade de Belém, no Brejo paraibano, na noite de quinta-feira, dia 21 de setembro de 2023.

O assassino, seu ex-marido, Betinho Barros, havia a ameaçado, dizendo que iria vender os móveis da casa para comprar uma arma e matá-la.

Ele não respeitou uma medida protetiva que o impedia de se aproximar da jovem, e a perseguiu antes de ceifar a vida da ex-companheira covardemente.

    Sem tags.