Em Acarí-RN, açude de Gargalheiras alcança 75% de sua capacidade na manhã desta segunda (1º)

Por Portaldo Curimatau com CAERN - em 4 semanas atrás 296

Na manhã desta segunda-feira (1º), o açude Gargalheiras, localizado em Acari, Seridó do Rio Grande do Norte, atingiu a marca de 75,05 % de sua capacidade, correspondendo a um volume de 33,339 mil metros cúbicos d’água da sua capacidade total, que é de 44.421.480 m³. Este já é o maior acumulado de águas no manancial dos últimos 12 anos.

As informações foram fornecidas por Adelson Santos, diretor do escritório regional da CAERN, ás 06:00 horas desta segunda (1º).

Barragem Marechal Dutra, mais conhecido como Açude Gargalheiras, está situado no município de Acari, localizado a 210 km da capital Natal no estado do Rio Grande do Norte, inaugurado em 1959.

O Açude foi considerado Patrimônio Histórico do Rio Grande do Norte em 21 de janeiro de 2023. A construção é considerada um polo turístico. 

A estrutura deixada pelo DNOCS no entorno da parede do açude serve como equipamento túristico; principalmente no periodo de “cheia” do açude muito turistas vão visitar a barragem. Foi eleito uma das sete maravilhas do Rio Grande do Norte em 2007.

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a barragem está situada no Geossítio Açude Gargalheiras (inserido no Geoparque Seridó) e está situado a 4,5 km, a Nordeste do centro de Acari, no entorno do Açude público Marechal Dutra (mais conhecido como Açude Gargalheiras, devido ao gargalo formado entre as serras).

    Sem tags.