Picuí realiza ‘V Campanha pelo Fim da Violência contra as Mulheres’

Por - em 7 anos atrás 482

violencia mulher jpeCom o tema “Viver em Paz É viver sem MEDO“, acontece desta terça (29/11), até o próximo dia (09/12), ações de cidadania serão realizadas, por meio da Secretaria de Promoção e Assistência Social do município de Picuí-PB, através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as mulheres, visando fortalecer o combate à violência e sensibilizar a população sobre a temática

Os preocupantes índices de violência contra a mulher foram pano de fundo para a abertura, nesta terça-feira (29), no Auditório Municipal, na cidade de Picuí, da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

De acordo com o Mapa da Violência de 2015, o número de homicídios de mulheres na Paraíba cresceu entre 2005 e 2015. A taxa de homicídios de mulheres por cada 100 mil habitantes da Paraíba foi crescente entre os Estados brasileiros no período.

A palestra de abertura, teve início com a apresentação do Projeto Florescer Jovem, através da Coordenadora da Mulher Themis Macedo, cujo objetivo do projeto é trabalhar com meninas de 12 a 21 anos, os diretitos da mulher e o empoderamento feminino, seguida de uma palestra pela delegada da mulher no Seridó e Curimataú paraibano, Luiza Lima, que discorreu sobre a Lei Maria da Penha. denise picui jpe

“É muito complicado enfrentar tamanha estrutura. Precisamos fazer alianças estratégicas com as lutas igualmente históricas das mulheres em todo o mundo. Precisamos construir diálogos entre nós, mulheres, e com os homens que somam nessa luta porque estamos tratando de algo que diz respeito a uma nova humanidade. Como aceitar que 13 mulheres sejam assassinadas a cada dia, como ocorre no Brasil? E outras milhares sejam sequeladas para viver sob a marca do medo, do pavor?”. Disse Denise Vasconcelos, Secretária de Promoção Social.

Gilma-GermanoDe acordo com Denise, a Secretaria Estadual das Mulheres e da Diversidade Humana, através da secretária executiva Gilma Germano, tem sido parceira nessa luta, conseguindo inclusive a instalação da Delegacia das Mulheres do Curimataú e Seridó Paraibano com sede em Picuí.

Agenda

“V Campanha Municipal dos 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher”.

29/11 – Abertura da Campanha com palestra para às Mulheres sobre Violência Domestica.

14h – Auditório Municipal

Palestrante: Dr. Luiza Nascimento Correia de Lima

01 a 06/12 – Panfletagem nas escolas

08/12 – Palestras relâmpago nas cerâmicas

09/12 – Pit Stop e encerramento da campanha

8:00 / 11:00 hs. – Local: Praça João Pessoa e principais ruas de Picuí

Portal do Curimataú