Reforma Política é a grande vilã das candidaturas “pequenas” do Curimataú

Por - em 7 anos atrás 543

candidaturas deputadoApesar dos nomes já estarem na boca do povo e a disposição dos seus partidos, conforme recentes declarações à imprensa do Curimataú. Com o fim das coligações, as candidaturas “pequenas” podem ficar pelo caminho. A preocupação com os efeitos da Reforma Política a ser aprovada pelo Congresso Nacional parte dos próprios candidatos.

Nos últimos dias, duas candidaturas do Curimataú ao Legislativo Estadual foram confirmadas. A ex-prefeita Euda Fabiana (PMDB) e a vereadora Rafaela Camaraense (PSL), ambas da cidade de Cuité, devem entrar na disputa. Todavia, a Reforma Política é o fator determinante para ambas.

“O meu nome está sempre à disposição […] vai depender do partido, de várias conjunturas, tem a Reforma Política que nós temos que aguardar até setembro, mais ou menos, para que eu possa dizer ao povo, realmente, se sou ou não candidata”, foi o que declarou a ex-prefeita Euda Fabiana ao anunciar o seu nome como possível candidata à deputada estadual.

Já o prefeito Charles Camaraense (PSL), anunciou que poderá lançar a sua filha, a vereadora Rafaela Camaraense (PSL), como candidata no próximo pleito. Contudo, vai depender da Reforma Política. “Isso não é descartado, mas depende muito da Reforma Política que vier acontecer ou não, mas há uma possibilidade real da gente trabalhar o nome de Rafaela numa candidatura para 2018”, observou Camaraense.

Outro nome que pode ir a disputa é o do vice-prefeito de Picuí, Lucas Marques (PROS). Lucas tem declarado que, se não houver candidato do seu bloco, o nome também está à disposição. No entanto, há especulações que o nome à ser indicado pelo prefeito Olivânio (PT) seja o de alguém mais próximo, podendo sair do Legislativo Municipal.buba ano novo jpe

Na vanguarda das novas candidaturas, segue o deputado estadual e secretário de Estado, Buba Germano (PSB), costurando apoios para a sua reeleição. Enquanto algumas candidaturas surgem para alimentar disputas “paroquiais”, o parlamentar aumenta o seu leque de aliados e conquista cada vez mais prefeitos e vereadores ao seu projeto. Atualmente, dos dez prefeitos aliados do governador Ricardo Coutinho (PSB) no Curimataú paraibano, Buba conta com o apoio de nove.

Seu leque de apoios também cresce em importante área de atuação do parlamentar, o Vale do Mamanguape. Na região banhada pelas águas do Litoral Norte da Paraíba, Buba coleciona prefeitos e vereadores aliados e milhares de admiradores do seu mandato. Na Capital do Estado, Buba não passa despercebido, a vereadora Sandra Marrocos (PSB), eleita no último pleito com 3.991 votos, é sua ferrenha defensora.

Como diz um novo ditado criado junto com a Reforma Política: Dessa vez, ganha quem tem voto. Seguindo essa máxima – com a aprovação da matéria pelo Congresso Nacional – o deputado Buba pode se tornar a única ou a notável candidatura do Curimataú nas urnas de 2018.

Redação com PoliticandoPB