Botafogo e Flamengo empatam o primeiro jogo por vaga na final

Por - em 7 anos atrás 526

fla botaO JOGO

CARA DE DECISÃO

Foi um clássico tenso, dentro e fora de campo. Expulsões, lances violentos, discussões… Mas faltou o gol. Apenas uma bola na trave em falta cobrada por Diego levantou, de fato, o torcedor na arquibancada do Nilton Santos. Botafogo e Flamengo empataram por 0 a 0 na noite desta quarta-feira e decidem a vaga na decisão da Copa do Brasil daqui a uma semana, no Maracanã.

O QUE ACONTECE AGORA?

Apesar de ter empatado atuando em casa, o 0 a 0 não foi dos piores resultados para o Botafogo. Se empatar na próxima quarta-feira com gols, se classifica à decisão da Copa do Brasil. Nova igualdade por 0 a 0 força a decisão por pênaltis. O Flamengo precisa vencer para avançar. Na outra semifinal, o Grêmio venceu o Cruzeiro por 1 a 0, na Arena Grêmio.

TENSÃO DO LADO DE FORA

Muitas confusões do lado de fora do estádio, antes e durante o clássico. O ônibus do Flamengo, de acordo com relatos do dirigente Rodrigo Caetano, foi alvo de pedradas. A torcida rubro-negra penou para entrar no seu setor. Os portões chegaram a ser fechados e a PM fez uso de spray de pimenta e tiros de borracha para conter o tumulto. Boa parte dos torcedores entrou apenas no fim da primeira etapa. Leia aqui tudo sobre as confusões

NA RUA

Os dois times terminaram com dez. Aos 33 do segundo tempo, Carli e Muralha disputaram bola no alto. Um pé pra lá, outro pra cá, os dois se estranharam e o árbitro Anderson Daronco não quis conversa: vermelho para os dois. O lance revoltou os rubro-negros, já que Carli havia recebido cartão amarelo anteriormente, e Muralha, não.

A BOLA DO JOGO

Aos 11 do segundo tempo, falta em cima de Everton à feição para Diego cobrar, bem próxima à área. O meia caprichou e mandou por cima da barreira. Gatito ficou parado, só torcendo. A bola explodiu no travessão, quicou no gramado e o jogo seguiu.

ANÁLISEfla bota 2

No geral, o Flamengo foi superior em campo, em especial no segundo tempo, após bastante equilíbrio na primeira etapa. Os números ilustram isso. A equipe rubro-negra finalizou quase o dobro de vezes: 11 a 6. Foram duas chances claras para o Fla, contra nenhuma criada pelo Botafogo. A equipe da Gávea teve mais posse de bola: 57% contra 43%.

chance Berrio Botafogo x Flamengo Copa do Brasil Nilton Santos Engenhão (créditos: André Durão)

GATITO SALVA O BANDEIRINHA

Aos 44 do primeiro tempo, Berrío perdeu uma chance incrível. Gatito soltou a bola em seus pés, na pequena área, mas se recuperou fazendo defesa impressionante no chute do colombiano. Porém, mais incrível que o gol perdido, foi o erro do bandeirinha, que marcou saída de bola no cruzamento de Rodinei.

JAIR X RUEDA

Os treinadores foram diplomáticos ao se encontrarem. Se cumprimentaram e abraçaram rapidamente, com sorrisos no rosto. Na segunda-feira, Jair Ventura causou polêmica ao criticar a vinda de estrangeiros para dirigir clubes brasileiros. O colombiano estreou nesta noite no comando do Flamengo.

PERDEU A LINHA

Rodrigo Pimpão deu um carrinho desleal em Berrío aos 20 da segunda etapa. A entrada foi muito forte e rendeu cartão amarelo para o alvinegro. Mas se fosse o vermelho, ninguém estranharia. Berrío até tentou continuar, mas saiu de maca 5 minutos depois, sendo substituído por Márcio Araújo.

DESFALQUES DE PESO

Além do zagueiro Carli, expulso, o Botafogo também não terá o atacante Rodrigo Pimpão, suspenso com três cartões amarelos, para o jogo da volta, no Maracanã.

MAL ENTROU…

Vinicius Júnior ficou apenas oito minutos em campo. Com a expulsão de Muralha, o técnico Reinaldo Rueda tirou o atacante, que tinha acabado de entrar, para colocar o goleiro Thiago. O Botafogo trocou o centroavante Roger pelo zagueiro Marcelo.

Com GE