Governo inaugura Núcleo Estadual de Imunizações e amplia capacidade de armazenamento de vacinas

Por - em 6 anos atrás 1118

nucleo vacinaO Governo do Estado inaugura, nesta sexta-feira (17), às 10h, o Núcleo Estadual de Imunizações (Rede de Frio) que vai aumentar a capacidade de armazenamento de vacinas de 600 mil para cerca de três milhões de doses. Dos nove estados que fizeram o convênio, apenas a Paraíba concluiu a obra. A Rede de Frio fica na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), na Av. Pedro II, na capital. O governador Ricardo Coutinho participará da solenidade, além de auxiliares de governo e demais autoridades.

O Núcleo Estadual de Imunizações foi construído por meio de um convênio com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 1,1 milhão, numa uma área de 451,46 m² e é uma readequação de um galpão do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira. Tem instalações modernas e faz parte do Núcleo Estadual de Imunizações, da SES.

“Com a Rede de Frio, vamos garantir, de forma mais estruturada e organizada, o armazenamento e distribuição dos imunobiológicos – soro, vacina, imunoglobulina – além de oferecer mais segurança e conforto aos funcionários. No prédio antigo, de 1998, a equipe trabalhava de forma adaptada. Durante um tempo dava conta, mas hoje as instalações não atendiam mais a demanda”, disse a chefe do Núcleo, Isiane Queiroga.

No local, foram construídas a câmara onde serão guardadas as vacinas, numa temperatura entre mais dois e mais oito graus; a antecâmara, com temperatura de seis a 14 graus e a sala de preparo. As doses chegam do Ministério da Saúde, são armazenadas na Rede de Frio e distribuídas para os 223 municípios, por meio das Gerências Regionais de Saúde (GRS). O setor ainda conta com o sistema de informação; coordenação; vestiário; Departamento de Material de Limpeza – DML; almoxarifado para insumos (seringas, algodão, descartex, etc), sala de reunião e jardinagem.

Antes, as vacinas estavam sendo armazenadas num container alugado a uma empresa de Recife. O aluguel custava R$ 30 mil e 600, anualmente.

Secom-PB