Interferências no futebol escancaram ambiente político agitado no Flamengo

Por - em 4 anos atrás 376

A demissão do gerente de futebol Paulo Pelaipe, através de um email e sem a anuência do vice de futebol Marcos Braz e do diretor Bruno Spindel, esquentou a guerra fria política que toma conta do Flamengo e agitou os bastidores em um momento crucial.

Após mais uma interferência da presidência no futebol, a segunda em menos de um mês, a expectativa é saber quais serão as consequências da saída do gerente e qual será a reação de Jorge Jesus, que há três dias jantava em Lisboa com Pelaipe para planejar o 2020 do Flamengo.

A decisão de demitir Pelaipe, que havia sido comunicado em dezembro que seu contrato seria renovado, foi tomada pelo presidente Rodolfo Landim e pelo vice de relações exteriores, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, com apoio de outros vices, como Gustavo Oliveira, de comunicação e marketing. CEO do clube, Reinaldo Belloti também deu seu aval para a mudança. O ex-gerente foi acusado de vazar informações sobre a polêmica da premiação, no Catar, durante o Mundial de Clubes.

Landim confessou aos seus pares que acabou sendo exposto junto à opinião pública com a divulgação do problema interno.

Marcos Braz e Bruno Spindel não foram informados por Landim da decisão. Só tomaram conhecimento da demissão pelo próprio Pelaipe. Mesmo com essa queda de braço, Braz não cogita deixar a vice-presidência de futebol. Ainda não existe um nome em pauta para ser o novo gerente.

Relembre: no começo do ano, Bap comprou barulho de Abel e gerou desconforto no Flamengo

Boa relação com Jorge Jesus

Um dos responsáveis pela ideia de investir na contratação de Jorge Jesus, Pelaipe construiu uma relação próxima com o treinador desde sua chegada ao Flamengo. Nestas férias, visitou o mister em Portugal e participou ativamente do planejamento para a temporada 2020.

Há a expectativa de como será a reação de Jesus quando retornar ao Brasil e como sua provável insatisfação vai influenciar no dia a dia do Ninho do Urubu.

Questão das premiações ainda gera atritos

A demissão de Pelaipe é a segunda tomada de decisão onde a Gávea, parte institucional do Flamengo, interfere diretamente no dia a dia do Ninho do Urubu e escancara a falta de sintonia. A polêmica da premiação das conquistas de 2019, que teve interferência direta de Landim, não foi completamente sanada. Muitos funcionários ainda questionam que o pagamento da premiação que entrou na conta entre os dias 26 e 27 de dezembro não corresponde ao acordado.

Braz e Spindel ficaram expostos e tiveram que tentar contornar o problema em Doha. Agora, novamente foram surpreendidos com a demissão de Pelaipe.

Existe dentro do departamento de futebol a apreensão de que o problema das premiações gere uma caça às bruxas após o retorno das férias.

Garotada se apresenta para início do trabalho no Ninho

Em meio a toda essa turbulência, o início do trabalho dos jogadores que vão defender o Flamengo na Taça Guanabara fica em segundo plano. Neste terça, 27 atletas iniciam os treinos junto a comissão técnica da equipe sub-20.

A coletiva de imprensa de Marcos Braz, Bruno Spindel e Paulo Pelaipe que estava marcada para esta terça foi cancelada.

Atletas que vão iniciar a pré-temporada:

Bill, Dantas, Gabriel Batista, Gustavo, Guilherme Bala, G. Noga, Hugo Moura, Hugo Souza, Ítalo, João Lucas, João Gomes, Lucas Silva, Luiz Henrique, Matheus França, Natan, Pepê, Rafael Santos, Ramon, Richard Rios, Rodrigo Muniz, Thiago Santos, Thiago Fernandes, Vinícius Souza, Vitor Gabriel, Wendel, Yago e Yuri César.

A estreia do Flamengo em 2020 está marcada para o dia 18 de janeiro, pelo Campeonato Carioca, contra o segundo classificado na seletiva do Estadual (Nova Iguaçu, Friburguense, America, Macaé, Portuguesa ou Americano).

Redação