Emater-Pb apóia ações de cidadania para dependentes químicos em Santa Rita

Por - em 6 anos atrás 667

emater quimicoO apoio do Governo do Estado por intermédio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), uma unidade da Gestão Unificada, está garantindo trabalho, cidadania e dignidade para 42 homens dependentes de álcool e outras drogas, no município de Santa Rita, no Litoral Paraibano, por meio do Projeto Missão Braços Abertos, numa iniciativa da Igreja Batista.

O projeto, que funciona há cerca de um ano, em um sítio da zona rural de Santa Rita, tem por objetivo ressocializar dependentes químicos, na sua grande maioria em situação de vulnerabilidade social. A área ocupada é em torno 10 hectares, com as atividades de piscicultura, avicultura, horticultura e fruticultura.

Todo o trabalho é feito sob orientação dos extensionistas Ricardo Pereira, Jamacy Ferreira e Agnaldo Marques, que ensinam todas as técnicas inerentes às ações executadas. Na estrutura do sítio são realizadas oficinas e treinamentos nas áreas de agricultura e criação de animais com a finalidade de oferecer habilidades para a reintegração social das pessoas em recuperação.

Segundo o pastor Wilson Fidélis de Meireles Júnior, como proposta de ressocialização, além das atividades ocupacionais, as pessoas envolvidas no projeto recebem orientações de relações humanas, apoio psicológico, médico, social e espiritual. As ações executadas envolvem criação de galinha caipira de corte, de suínos, de bovinos, de peixes da espécie tilápia, de minhocas para a produção de húmus, afora os plantios orgânicos de verduras diversas e frutíferas como maracujá, limão, jaca, caju, abacate, coco, pitomba, seriguela, oliveira, cajá, saputi, goiaba e graviola.

De acordo com o extensionista Ricardo Pereira, toda a produção é destinada à alimentação do projeto e o excedente é comercializado nas feiras livres. Ele adiantou que, a exemplo do cultivo de frutas e verduras, dentro de no máximo um ano, a produção de aves também será realizada de forma orgânica. Informou ainda, que mais duas atividades serão incorporadas ao projeto: a criação de codornas e a produção de verduras sob sistema de aquaponia, que consiste na produção integrada de peixes com hortaliças.

A coordenadora regional da Emater em João Pessoa, Keyla Deininger, avalia a importância da parceria no “Missão Braços Abertos”, destacando a contribuição na assessoria das atividades agropecuárias e a dimensão social alcançada. “Essa é mais uma, dentre as inúmeras ações de cunho social trabalhadas pela Extensão Rural no Estado”, enfatizou.

Redação