Brasil chega a 53 milhões de vacinados contra a Covid-19

Por - em 3 anos atrás 224

O Brasil superou a marca de 53 milhões de pessoas vacinadas com ao menos uma dose do imunizante contra a Covid-19. Segundo dados do Ministério da Saúde, 32.495.827 pessoas já receberam a primeira dose da vacina, o que representa 15,47% da população brasileira.

Nas últimas 24 horas, foram aplicadas 591.436 doses. Deste total, 246.610 pessoas receberam a primeira dose enquanto 344.826 receberam a dose de reforço. Em números absolutos, São Paulo é o Estado com mais vacinados, tendo aplicado a primeira dose em 6 milhões de pessoas. Já em termos proporcionais, a melhor marca pertence ao Rio Grande do Sul, com 16,89% da população vacinada.

A pior taxa é do Mato Grosso, onde apenas 8,6% da população já recebeu alguma dose da vacina.

Mais vacina para o Brasil

Por meio de sua conta no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou que, até o final deste mês, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) terá entregue 18 milhões de doses da vacina de Oxford. Essa conta contempla as 7 milhões de doses recebidas entre o dia 1º de abril e este domingo, 17. “Ao longo do mês de abril, o cronograma da Fiocruz prevê a entrega de 18 milhões de vacinas. Na próxima semana, serão mais 4,7 milhões. Entre 26 de abril e 1º de maio, 6,7 milhões de doses devem chegar ao PNI [Plano Nacional de Imunização]”, disse Bolsonaro. O governo federal projeta aumento no volume de entregas da fundação de vacinas contra a Covid-19 nos próximos meses: 21,5 milhões em maio, 34,2 milhões em junho e 22 milhões em julho.

A partir do segundo semestre, a Fiocruz começará a produzir a vacina de Oxford com o IFA (ingrediente farmacêutico ativo) fabricado no Brasil. Trata-se da matéria-prima da vacina, responsável pela defesa do organismo contra o vírus. Para produzi-lo, é necessário multiplicar uma cepa do coronavírus (ou do adenovírus, oriundo de chimpanzé) em quantidade suficiente para a fabricação de um lote de imunizante. De acordo com o Ministério da Saúde, o país já recebeu 53 milhões de doses e aplicou 35 milhões.

Redação

    Sem tags.