Preocupada com desempenho eleitoral no Nordeste, Dilma deve ceder à pressão e nomear Vital do Rego para Ministério

Por - em 10 anos atrás 566

dilma-e-vitalO senador Vital do Rego (PMDB) pode ser beneficiado com a tentativa da presidente Dilma Rousseff (PT) de ‘amarrar’ o Nordeste ao seu governo.

De acordo com o ‘Estadão’, todas as trocas aguardadas serão feitas para mover peças nordestinas no tabuleiro da Esplanada e tentar solucionar problemas regionais que ameaçam o protagonismo do PT na região, que foi fundamental para a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2006 e para a vitória de Dilma em 2010.

O ministro Aguinaldo Ribeiro (PP) também deve ganhar a queda de braço e conseguir a nomeação de seu indicado para o Ministério das Cidades.

A preocupação com o Nordeste se deve ao fato de o favoritismo da presidente na região estar sofrendo uma série de ameaças admitidas pelos marqueteiros da campanha de Dilma. Em setembro, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, rompeu com o governo. Ele é candidato do PSB à Presidência. A oposição avançou também na Bahia, no Ceará e em Sergipe.

O Nordeste tem 38,2 milhões de eleitores, o que representa 27,1% dos votantes no País, ficando atrás apenas do Sudeste, com 60,9 milhões (43,2%). A região foi fundamental para a vitória da presidente em 2010. Dos seis Estados em que ela foi mais votada no primeiro turno, cinco eram do Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia e Pernambuco.

Luis Torres

    Sem tags.