O resumo da ópera !

Por - em 10 anos atrás 803

Colunista Fernando Caldeira

O resumo da ópera !

Ontem, 24/02/2014, acompanhei atentamente todo o desenrolar da reunião da executiva estadual do PSDB com relação à possível candidatura do senador Cássio ao governo do estado este ano. O resultado da tão badalada e explorada reunião foi que “ a montanha pariu um rato ”. Cheguei à triste conclusão que realmente estão levando o nosso senador Cássio para o sacrifício ou forca política. Mas, por quê estão fazendo isso ? 

Puro desespero ! Questão de sobrevivência política e consequentemente o sonho da tomada do poder na Paraíba. Ou seja, em virtude do aperreio que é de dar pena, estão querendo matar dois coelhos de uma tacada só e mostrarem para a sociedade e eleitorado paraibano que os desesperados não estão morrendo politicamente. Acho que estão na UTI sim, e todos tem em Cássio a última esperança da sobrevivência política. É de arrepiar ! 

O tucanato está agonizante na Paraíba. A reeleição do senador Cícero é bastante improvável, a reeleição do deputado Ruy Carneiro também não será fácil, a eleição e até reeleição de outros tucanos e demais cassistas na conjuntura atual da política paraibana são também bastante preocupantes, e tudo isso, eles acham que é por que o governador Ricardo está minando a todos com o seu grande governo em nosso estado. O clima é de vaca desconhecer bezerro ! 

Durante a entrevista coletiva que concedeu após a reunião do PSDB, observei que o semblante físico do senador Cássio não era o seu normal, era um semblante preocupador e nunca um semblante de pré-candidato em dia festivo, até parecia que ele falava e ao mesmo tempo pensava no que vinha pela frente. Cássio não estava no seu normal, alegre e feliz, não estava em PAZ nem em BEM. Observem as imagens da entrevista e tire as suas conclusões. Até suas palavras não saíram fácil como de costume. 

Esta conversa de dizer que DEUS e o POVO é quem vão escolher antes do dia da eleição tal candidato a isso ou aquilo, faz parte de um discurso populista, atrasado, e acima de tudo desesperador. Tirem DEUS dessa história, caso contrário a queda vai ser maior ainda. Deus não gosta de demagogia e de politicagem barata. Deus é pai de todos, e não apenas dos cassistas. Deus não tem partido político e nem é culpado pelas mazelas humanas. Não brinquem com DEUS, cuidado !!! 

Até onde eu sei, o POVO só decide no dia da eleição e nunca antes. Esta é outra conversa fiada, discurso de quem está realmente em desespero. Respeitem o povo e tenham a coragem de se assumirem. Dizer que é para entregar os inúmeros cargos que estiveram no poder até agora, até a reta final do primeiro governo de Ricardo, é sacanagem, é outro ato e decisão de quem está realmente desesperado. Por que só agora estão rompendo ? Por que não entregaram os cargos bem antes ? Isso é deslealdade ! 

Gente ! Tudo isso é uma grande novela mexicana. É a luta do poder pelo poder. É uma estratégia em conta gotas para ficarem na mídia o máximo possível. Qual o motivo do rompimento que o PSDB deu causa oficialmente na data de ontem ? Dizem que é por que o governador não gosta de dialogar. Mas, que diálogo ? O toma-lá-da-cá não existe mais, Ricardo acabou, então faltou o diálogo só por isso ? SIM, pois, o único diálogo que a maioria dos políticos  conhecem é o toma-lá-da-cá. Esse diálogo é milenar, e Ricardo teve a coragem de acabar no seu primeiro governo. 

Digo primeiro governo, pois, tenho a certeza que Ricardo vencerá de novo. E o seu segundo governo a partir de 2015 será melhor ainda. E todo esse povo que dizem querer Cássio sabem disso, por isso tanto desespero ! Acho que em 2014 teremos uma grande depuração e renovação nos quadros da política paraibana. Não é mais possível nem ouvir a conversa fiada de alguns dos nossos atuais representantes, que nada ou quase nada fizeram pela Paraíba, apenas para eles mesmos. CHEGA !!! 

Vamos ficar de olho em quem será o vice de Cássio. Com certeza será do PSDB, pois, Cássio será candidato até a última hora que a justiça eleitoral se pronunciar. Então o seu vice assumirá a candidatura ao governo do estado. Essa é a estratégia maquiavélica dos cassistas que já está sendo montada na tentativa desesperada de salvar alguns poucos e chegar ao governo com alguém DELES no lugar de Cássio. Por isso, Cássio mesmo sabendo que não poderá ser candidato, está indo para o sacrifício. Perdeu a grande chance de ser governador em 2018, e abriu esse espaço para Rômulo Gouveia. Anotem !!! 

Os desesperados não estão pensando no futuro da Paraíba não, estão apenas pensando no futuro deles. Cássio vai ter que se explicar por que deixará o senado antes do tempo e por que rompeu com o governador apenas no fim do seu primeiro mandato. Cássio vai passar a campanha toda se explicando e se justificando, aliás, ele é bom nisso. Só que o POVO já está cabreiro e cansado de tanta conversa e poucas ações. Acredito que a maioria do povo paraibano vai dar a resposta no momento certo. A Paraíba vai dizer que não quer RETROCEDER. 

Sempre disse e continuo dizendo que Cássio não será candidato, mesmo que queira, a justiça eleitoral não vai permitir. E se permitir, Cássio e os desesperados vão pagar todos os seus pecados perante a maioria do eleitorado paraibano, pois, seja qual for o quadro político, Ricardo é um obstinado e será reeleito. É isso que estou vendo e sentindo a cada dia que passa. A campanha eleitoral vai mostrar o passado e o presente, vai mostrar a comparação de governos e vai também mostrar perspectivas para o futuro. AGUARDEM, quem viver verá !!!  Adelante ! Esse é o resumo da ópera !!!

Rui Galdino Filho

Advogado e Comentarista

 

    Sem tags.