É PRECISO PAUTAR NOSSO VOTO

Por - em 9 anos atrás 800

É PRECISO PAUTAR NOSSO VOTO

Vamos combinar: se a representação política não é a desejada nem esperada, a culpa é também nossa. Afinal de contas, não há no Brasil ninguém detentor de mandato eletivo que não tenha sido escolhido pelo voto popular. Voto ruim, político ruim! Político ruim, políticas ruins! Políticas ruins, vida ruim!

Precisamos melhorar a qualidade do nosso voto. É preciso pautar o voto.

Em 2016 teremos eleições para prefeitos e vereadores, não é? Então, como fazer para escolher o prefeito, por exemplo, quando todos os candidatos, indistintamente, vêm com os velhos jargões e promessas em favor da educação, da saúde, da infraestrutura, etc, etc, etc?

Ora, todos podem prometer tudo, é verdade. Mas você alguma vez perguntou a quem deu o seu voto como ele(a) faria o que estava prometendo?

Ou seja, é preciso o eleitor se empoderar de informações mínimas sobre a administração pública. Só assim saberá se é factível ou não o que lhe prometem! Desta forma você poderá de pronto excluir aquele(a) que promete o que não é possível realizar. Isso é pautar o voto!

Para tanto, um bom caminho é o Sagres do Tribunal de Contas do Estado (https://sagres.tce.pb.gov.br/municipio_index.php).Lá, a disposição de todos, estão informações importantes da administração pública:receitas, despesas, empenhos, disponibilidades, licitações, obras, pessoal, veículos e credores.

Ora, detentor dessas informações o eleitor já terá controle mínimo da situação financeira do município para poder separar a verdade da falácia.

De formas que, está também em nossas mãos, melhorar nossa representação, ajudando a melhorar a política. O que não dá certo é votar por votar e depois ficar reclamando.

O voto é seu. A escolha é sua. A questão agora é ser responsável com você mesmo.

Fernando Caldeira

    Sem tags.