ONU estudará novas sanções contra Coreia do Norte após teste nuclear

Por - em 8 anos atrás 574

 onuO Conselho de Segurança da ONU considerará impor novas sanções contra a Coreia do Norte depois da realização de um teste nuclear, informou o embaixador britânico Matthew Rycroft nesta quarta-feira (6).

O Conselho iniciou nesta quarta uma reunião de consultas de emergência em Nova York. A reunião entre os embaixadores dos 15 países membros foi solicitada pelos Estados Unidos e o Japão.
A Coreia do Norte afirmou ter realizado com sucesso seu primeiro teste de bomba de hidrogênio, muito mais potente que a bomba atômica, mostrando que o regime segue com seu programa nuclear, apesar da proibição da comunidade internacional.
Várias resoluções da ONU proíbem a Pyongyang qualquer atividade nuclear sob a pena de ser alvo de sanções.

O anúncio foi recebido com grande ceticismo por especialistas, ao mesmo tempo em queprovocou várias condenações imediatas ao redor do mundo.

“Trabalharemos com outros (países) em uma resolução com mais sanções”, afirmou o embaixador Matthew Rycroft à imprensa.

Estados Unidos, Japão e outros integrantes do Conselho de 15 membros estão trabalhando em um projeto de resolução que condena energicamente o que Pyongyang descreveu como um teste de uma bomba de hidrogênio, indicou o diplomata.

“Não temos informação sobre o tipo de artefato testado”, disse Rycroft, que acrescentou: “qualquer teste nuclear é uma clara violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU”.
Uma bomba de hidrogênio, ou termonuclear, utiliza a técnica da fusão nuclear e produz uma explosão muito mais potente que uma deflagração por fissão, gerada apenas por urânio ou plutônio.

Pyongyang testou em três oportunidades a bomba atômica A, que utiliza a fissão nuclear, em 2006, 2009 e 2013. Os testes resultaram em várias sanções internacionais.

G1