Ricardo prestigia seleção russa de nado sincronizado na Vila Olímpica Parahyba

Por - em 8 anos atrás 480

Ricardo prestigia seleção russa de nado sincronizado na Vila Olímpica ParahybaA seleção russa, tetracampeã olímpica de nado sincronizado, se apresentou no parque aquático da Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa, na manhã deste sábado (23).  O evento teve a participação das equipes paraibana e brasileira. As atletas nacionais e internacionais elogiaram a estrutura do local, que possui a única piscina exclusiva para a modalidade em toda América Latina. O governador Ricardo Coutinho também prestigiou o evento, cujo público lotou as arquibancadas.

“A Paraíba precisava se impor no cenário esportivo e precisava de uma estrutura que nos colocasse no patamar de qualquer País. Investimos aqui na Vila Olímpica e temos hoje a seleção da Rússia, a brasileira e vamos ter a seleção de saltos ornamentais dos Estados Unidos daqui a alguns dias”, afirmou o governador Ricardo Coutinho. “Nós entramos no grande circuito esportivo, como entramos no circuito cultural com a construção do Teatro Pedra do Reino”, comparou.

O secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Tibério Limeira, lembrou que a vinda de seleções estrangeiras à Vila Olímpica é resultado de investimentos no esporte paraibano. “Tudo isso é consequência de um investimento de R$ 30 milhões por parte do Governo Estadual, entre as várias ações voltadas ao esporte. Ganhamos reconhecimento nacional e internacional com a reforma feita aqui”, comentou.

Para o gerente da Vila Olímpica Parahyba, Antônio Meira Leal (Toinho), a vinda da seleção russa e de outras seleções olímpicas marca um novo tempo para o esporte paraibano. “Agora entramos na rota internacional do nado sincronizado e dos saltos ornamentais”, enfatizou. “A excelente reforma realizada, em especial dos esportes aquáticos, despertou o interesse de equipes do exterior para treinarem aqui e nos tornamos um polo para o mundo”, acrescentou.

Depois das apresentações das seleções, o governador Ricardo Coutinho e o secretário Tibério Limeira fizeram uma homenagem à delegação russa. Como anfitriões, eles entregaram flores às atletas e à comissão técnica estrangeira. O evento esportivo teve caráter beneficente e todo alimento arrecadado na bilheteria foi destinado a instituições filantrópicas.

As seleções de saltos ornamentais da Alemanha e Estados Unidos também chegam nos dias 9 e 10 de fevereiro, respectivamente, para treinar na Vila Olímpica Parahyba. Na ocasião, ambas vão se preparar para o evento teste no Rio de Janeiro.

Seleções elogiam estrutura – A técnica da Seleção Russa de Nado Sincronizado, Tatiana Pokrovskaya, agradeceu a acolhida do público e teceu elogios ao parque aquático paraibano. “Estamos encantados com esse espaço e aproveitamos para agradecer o acolhimento que tivemos aqui na Paraíba, de todos que fazem o esporte, como a Federação Paraibana de Nado Sincronizado, e do Governo da Paraíba”, afirmou.

Depois de se apresentar em dupla, a atleta da Seleção Brasileira, Maria Eduarda Micucci, também fez comentários positivos sobre a Vila Olímpica. “Essa piscina é muito boa. Esse parque aquático é excelente, com ótima estrutura para a gente poder treinar. O púbico, nessa segunda vez que estivemos aqui, lotou as arquibancadas. E isso é muito bom porque já é uma preparação para as Olimpíadas”, elogiou.

Luíza Borges, que fez uma apresentação ao lado de Maria Eduarda, reforçou a opinião da colega de equipe. “A cada apresentação, a Paraíba é um local que abraça. E a estrutura aqui é tudo o que vamos ver também nas Olimpíadas. Estamos muito felizes com isso tudo e até mais animadas para as Olimpíadas”, garantiu.

Redação