Dilma diz que “Brasil resistirá a retrocesso” durante discurso na ONU

Por - em 8 anos atrás 489

dilma onu 2A presidenta Dilma Rousseff discursou na sessão de abertura da cerimônia de assinatura do Acordo de Paris, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Durante sua fala, a presidente destacou o “grave momento em que vive o país”e agradeceu a solidariedade que tem recebido de demais líderes mundiais.

“Não poderia encerrar meu discurso sem mencionar o grave problema pelo qual passa o Brasil, mas tenho certeza que nosso povo resistirá a qualquer retrocesso, enfatizou.
 
Sobre o clima, a presidente enfatizou a atuação de seu governo. “Meu governo traçou metas ambiciosas e ousadas porque sabe que os efeitos negativos recaem sobre as populações vulneráveis do país e do mundo, quando não tomamos as medidas corretas”, disse Dilma.
 
O presidente da França, François Hollande, foi o primeiro chefe de Estado a discursar hoje (22) na sessão.
 
Representantes de cerca de 160 países assinam o acordo de Paris, que objetiva combater os efeitos das mudanças climáticas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A cerimônia de assinatura do documento, fechado em dezembro de 2015, depois de difíceis negociações entre 195 países e a União Europeia, ocorre na sede da ONU, no Dia Mundial da Terra.
 
Para entrar em vigor em 2020, o acordo, no entanto, só se concretizará quando for ratificado por 55 nações responsáveis por, pelo menos, 55% das emissões de gases de efeito de estufa.
 
Depois da adoção do texto em Paris, ainda é necessária a assinatura do acordo, até fim de abril de 2017, seguida da ratificação nacional, conforme as regras de cada país, podendo ser por meio de votação no parlamento ou de decreto-lei, por exemplo.
Redação