Projeto de combate às drogas, de Picuí, é destaque em evento em João Pessoa

Por - em 7 anos atrás 483

buba seminario jpeO deputado Buba Germano foi um dos convidados do seminário “Na prática: Cuidando do Usuário de Drogas em Liberdade”, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (30), na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.

A participação do parlamentar, que também é presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desportos da Assembleia Legislativa, foi para falar sobre experiências bem sucedidas, na implantação de políticas de enfrentamento às drogas, na época em que foi prefeito de Picuí e sobre o funcionamento do projeto INSERIR, que está sendo desenvolvido na quarta região de saúde do estado, na qual o município está inserido.

O Projeto de Integração Local para Reinserção Social do Usuário de Drogas – REINSERIR é uma ação da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com a União Europeia. Entre todos os municípios do Brasil, Picuí foi a cidade escolhida para encabeçar o projeto, por causa das ações que têm sido desenvolvidas no setor.

Quando foi prefeito do município, Buba deu início ao desenvolvimento de políticas voltadas para jovens, que tiveram continuidade na atual gestão municipal. A cidade conta hoje com o NACAD, que é o Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente, que ganhou repercussão internacional por ser pioneiro na prevenção de álcool e outras drogas, desenvolvido em parceria com o Banco Santander e monitorado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.15282007_1208135215929593_365663238_n

O evento realizado, nesta quarta-feira, pelo Governo do Estado foi a culminância do Projeto Estratégico do Ministério Público da Paraíba “Atenção aos Usuários de Drogas e Famílias”. Entre as experiências mostradas no seminário, de política de prevenção, esteve a apresentação do grupo cultural “Tambores da Alegria”, formado por jovens de adolescente de Picuí. “O que o município vive hoje é fruto de uma gestão de 12 anos, que preserva as políticas públicas. É preciso preservar a nossa juventude através da inclusão”, destacou Buba Germano que afirmou que vai trabalhar para que o projeto REINSERIR seja ampliado para todas as regiões da Paraíba.

Portal do Curimataú com Ascom