‘Atletas de fim de semana’ também reduzem chances de morrer prematuramente

Por - em 7 anos atrás 464

concurso perspectivas 2017 jpeUsar o sábado e o domingo para cumprir toda a cota de exercícios recomendada para a semana pode ser suficiente para gerar benefícios à saúde, revela um novo estudo.

 Os resultados se baseiam no monitoramento de 64 mil pessoas com mais de 40 anos na Inglaterra e na Escócia.

 Pesquisadores da Universidade Loughborough, na Inglaterra, e da Universidade de Sydney, na Austrália, analisaram a saúde dos participantes e o tempo usado por eles para exercícios durante 18 anos.

 E concluíram que, independentemente da frequência da prática de exercícios ao longo de uma semana ou de quanto tempo uma pessoa se exercita, os benefícios à saúde são similares desde que sejam seguidos alguns parâmetros.

 A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte alerta, porém, sobre alguns riscos para a saúde quando a prática de exercícios físicos é feita apenas aos finais de semana, sem maior regularidade.

 Um deles seria para o coração, que não está com o condicionamento cardiorespiratório adequado para a prática de um atividade física intensa – sendo assim, exercícios como caminhadas mais prolongadas, corridas, futebol ou outros esportes aumentariam em até oito vezes o risco de parada cardíaca para pessoas que praticam atividade de forma irregular.

 Outro problema seriam as lesões de músculo e tendão que são mais comuns nos atletas de fim de semana pela falta de preparo da musculatura.
Menos riscos

 O estudo é uma boa notícia para os “atletas de fim de semana”, aquelas pessoas que, seja pela rotina atribulada ou outro motivo, deixam para realizar toda a atividade física indicada nos dias de folga.

 Em comparação com quem não fez qualquer exercício, as pessoas que se exercitaram de alguma forma – regular ou irregularmente – apresentaram menos risco de morrer de câncer ou doenças cardiovasculares, que podem levar a infartos e acidente vascular cerebral, o AVC.

 Os “atletas de fim de semana” que cumpriram sua cota semanal em apenas dois dias reduziram suas chances de problemas vasculares em 41% e de câncer em 18% se comparados com pessoas sedentárias.

 Quem praticou exercícios regularmente em três ou mais dias da semana reduziu os riscos em 41% e 21%, respectivamente.

 Mesmo quem praticou alguma atividade física, ainda que ela fosse considerada “insuficiente”, apresentou uma queda dos riscos de 37% para doenças vasculares e 14% para câncer, assinalou o artigo publicado na revista científica JAMA Internal Medicine.

BBC