Ricardo vem ao Curimataú nesta quarta (10) dar ordem de licitação para adutora Transparaíba

Por - em 7 anos atrás 605

buba ricardo acacio jpeO governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) afirmou nesta sexta-feira (05), durante entrevista à TV Tambáu (canal 9 – Cuité), que estará na próxima quarta-feira, dia 10 de maio, nas regiões do Curimataú e Seridó para dar a ordem de licitação para a construção da adutora Transparaíba. O serviço tem o objetivo de levar as águas da Transposição do Rio São Francisco a todos os municípios que integram esta região, considerada a mais seca da Paraíba e que possui os mais baixos índices pluviométricos no ano. A obra será feita com recursos próprios do estado.

Segundo Coutinho, a princípio, será feito uma grande estação de tratamento no Açude de Boqueirão em Campina Grande, o que fará com que as águas sejam distribuídas por tubulação até estas regiões. Além de as águas chegarem para as cidades de São Vicente do Seridó, Cubati, Pedra Lavrada e Sossêgo através de adutora já construída, também será construído um ramal para chegada da água em Nova Palmeira, via Pedra Lavrada e outro ramal de Sossego para Picuí. Neste percurso, será feito um novo ramal para a cidade de Baraúna. De Picuí, as águas irão seguir até Frei Martinho.

Ainda de acordo com o governador, outro ramal irá subir de Picuí para Nova Floresta seguindo até a cidade de Cuité. Também será feita outra tubulação que levará às águas de Sossêgo para o município de Barra de Santa Rosa, seguindo até Damião, podendo chegar, na etapa subsequente até a cidade de Araruna.

“É uma obra fundamental. Esse eixo significa um investimento de R$ 220 milhões e Nós vamos fazer por teimosia, por determinação, por crença, por fé na vida, mesmo.”, destaca Ricardo. Ele  garantiu que esta obra fará com que a Paraíba seja o estado com a melhor distribuição das águas do Rio São Francisco.

Por Ramsés de França