Veja o que você precisa saber para começar essa terça feira (25) bem informado

Por - em 7 anos atrás 560

bem informadoBom dia,

O Portal do Curimataú reuniu os principais assuntos desta terça-feira (25), com o que você precisa saber para começar o dia bem-informado.

Buba Afinado com o Girassol

O deputado estadual Buba Germano (PSB), declarou estar afinado com o processo socialista do governador Ricardo Coutinho para 2018. De acordo com o parlamentar, ele defenderá qualquer posição tomada por Ricardo Coutinho sobre a escolha do seu candidato para as próximas eleições.

A votação da denúncia

Apesar de admitir que não tenha os 342 votos necessários para dar continuidade à denúncia contra o presidente Temer, a oposição trabalha com a estratégia de obstruir ao máximo a sessão marcada para o dia 2. O objetivo é prolongar o desgaste de Temer, escreve Gerson Camarotti.

Torneira aberta

Para tentar barrar a denúncia, o governo segue a todo vapor com as negociações de cargos. No mês em que foi discutido o parecer sobre a denúncia contra Temer na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o governo abriu a torneira das emendas parlamentares. Levantamento aponta repasses de R$ 2,11 bilhões até 19 de julho, o equivalente ao total do 1º semestre.

Saúde Pública em Picuí

A Promotoria de Justiça de Picuí (244 quilômetros de João Pessoa) instaurou inquérito civil público com o objetivo de fazer um diagnóstico da saúde pública do município. Por conta disso, foi solicitado ao Município o encaminhamento de relatório, no prazo de 20 dias, sobre o assunto, abrangendo indicadores específicos.

Rombo no orçamento

Com as contas públicas em crise, o governo prepara um plano de demissão voluntária para servidores para reduzir os gastos. Outra opção será reduzir a jornada de trabalho, com corte de salários. Os detalhes serão definidos nos próximos dias.

Sem verba

A crise fiscal já afeta as fiscalizações de trabalho escravo no país, segundo a Comissão Pastoral da Terra, que atua no combate a esse crime e fiscais do trabalho. A quantidade de estabelecimentos fiscalizados no primeiro semestre caiu para menos da metade neste ano na comparação com 2016 e a verba do setor deve terminar em agosto.

Segurança pública no Seridó-PB

O projeto “Segurança Integrada”, que integra o planejamento estratégico do MPPB, foi apresentado em audiência pública na cidade de Picuí-PB, que tem como um dos principais objetivos a criação e instalação de Conselhos de Segurança (Conseg) nos municípios para fomentar uma atuação integrada entre os órgãos de segurança, Ministério Público e comunidade. “As ações a serem desenvolvidas pelo projeto têm como finalidade a diminuição da violência, com a identificação de problemas locais na segurança pública”.

Orçamento da PGR

Conselho Superior do Ministério Público Federal se reúne para decidir a proposta orçamentária do MPF para 2018. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, comanda a sessão, da qual participa a futura procuradora Raquel Dodge. Nos Estados Unidos, Janot disse que o orçamento da PGR está “garantidíssimo”.

Educação

Fies abre hoje inscrições para 75 mil contratos. Veja onde encontrar as vagas.

Mineração

O governo vai fazer hoje o anúncio do novo código de mineração e deve ampliar o limite de participação do capital estrangeiro na indústria de mineração, que hoje é de 49%, podendo chegar a 100%.

Parceria Paraíba/BNB

O governador Ricardo Coutinho se reuniu, nesta segunda-feira (24), na Granja Santana, com representantes do Banco do Nordeste (BNB) para discutir questões relacionadas à ampliação de parcerias por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Este Fundo oferece várias linhas de apoio, a exemplo do FNE Sol, que financia projetos ligados ao uso da energia solar e o FNE Infraestrutura, que tem um orçamento de mais de R$ 11 bilhões voltados especificamente para esta área no Nordeste.

Novo ministro

Toma posse hoje de manhã o novo ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão.

Previsão do tempo

Dia ensolarado e seco em quase todo o Brasil. Portanto, beba muita água. Nevoeiro no corredor entre Curitiba e Rio de Janeiro. Chove apenas em uma pequena parte do litoral nordestino e no extremo norte do país. Veja as temperaturas nas capitais.

Futebol

Copa Sul-Americana

19h30: Chapecoense x Defensa y Justicia

Campeonato Brasileiro – Série B

21h30: Internacional x Oeste

Hoje é dia de…

Dia do Motorista

Dia do Colono

Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

Tudo isso e muito mais você vai ficar sabendo acessando esse Portal do Curimataú (portaldoCurimatau.com.br).

Portal do Curimatau