Em Picuí-Pb oposição desaprova Projeto que atualizava Código Tributário

Por - em 7 anos atrás 689

camara picui 3Os seis vereadores que integram o bloco da oposição no município de Picuí, Seridó paraibano, desaprovaram, na sessão desta sexta-feira (25), a propositura do Poder Executivo Municipal que dispõe sobre a atualização do Código Tributário do município de Picuí, Seridó paraibano. Mesmo em repouso de um acidente que fraturou três vértebras, o presidente compareceu à sessão e foi o voto de minerva.

Com uma bancada composta por seis vereadores, a oposição é majoritária na casa, contudo perdia força sem a presença do presidente. Assim, a situação, que tem cinco integrantes, aprovaria o projeto.

A proposta, enviada pelo prefeito Olivânio (PT), tinha como objetivo a readequação do Código Tributário Municipal, onde todas as atividades comerciais passariam a ser taxadas, inclusive cartórios e bancos que com a desaprovação continua sem pagar impostos ao município. 

Em determinado momento, o debate entre as duas bancadas esquentou, mas logo foi acalmado pelo presidente da Casa Francisco Eduardo de Macedo. Além do PL 015/2017 que ampliava a cobrança dos impostos, outros requerimentos foram apresentados e aprovados durante a sessão.

Votaram favoráveis a proposta do prefeito, os vereadores Ranieri Ferreira (PT), Del de Ademar (PMDB), Fernando Cross (PROS), Jozelma de Aguifá (PR) e Jean Barros (PT). Contra o projeto, votaram os vereadores Ataíde Xavier (PSD), Almir Dantas (DEM), Wagner Henriques (PSB), Vidal de Negreiros (PTB), Ednalva Dantas (PSD) e com o voto de minerva, o presidente Aldemir Macedo (Avante).

Para o líder do Prefeito vereador Ranieri Ferreira (PT), essa desaprovação prejudica muito o município que passa a continuar não poder cobrar impostos dos que mas ganham dinheiro no município, a exemplo dos cartórios e bancos. “É injusto cobrar ISS dos pequenos comerciantes e pessoas físicas e não cobrar dos grandes”. Disse.

A sessão da Câmara Municipal de Picuí, é transmitida ao vivo todas as sextas feiras pela Rádio Sisal FM.

Portal do Curimataú e Flávio Fernandes