Emepa e Emater implantam apiário no Projeto Ecoprodutivo

Por - em 7 anos atrás 702

apiculturaUm apiário modelo para dar início aos trabalhos de manejo avançado de colmeias visando alta produtividade foi instalado recentemente no assentamento Alagamar, município de Salgado de São Félix, pela Emepa-PB em parceria com a Emater-PB, empresas integrantes da Gestão Unificada, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), onde foi implantado o Projeto Ecoprodutivo.

O objetivo é que esse apiário possa gerar tecnologia que será absorvida pelos apicultores envolvidos no projeto. A região do Baixo Paraíba desponta como promissora para a apicultura onde já existe uma Casa do Mel e dezenas de apicultores. O presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães, considerou como mais uma importante ação que está sendo levada para a comunidade de Alagamar, onde há quase três anos vem sendo implantado o Projeto Ecoprodutivo que visa, sobretudo, criar oportunidades de geração de trabalho e renda para as famílias.

Ele lembrou, ainda, que o projeto tem por objetivo buscar a sustentabilidade das áreas produtivas em assentamentos e comunidades quilombolas, colaborando para a melhoria socioeconômica e ambiental das unidades familiares. O fortalecimento do agronegócio, a preservação das nascentes, das matas ciliares e formação de agentes multiplicadores dessas ações foram propostas discutidas.

Em Alagamar, a agricultura implantada na comunidade é a de subsistência, sendo predominante o cultivo de milho, feijão, macaxeira e pequenas criações (galinha, peru, caprino) e bovino. A comercialização da produção agrícola é feita em pequenas escalas, no Centro de Comercialização com feira aos domingos.

Ascom