Botafogo-PB e CSA fazem clássico do Nordeste neste domingo (7).

Por - em 5 anos atrás 340

bota csaBotafogo-PB e CSA vão fazer um jogo que promete ser muito equilibrado neste domingo. O duelo no Estádio Almeidão, em João Pessoa, vai definir um dos semifinalistas da edição 2019 da Copa do Nordeste. Na história do confronto, a disputa entre paraibanos e alagoanos tem sido bastante nivelada, com 35 partidas no total, somando amistosos e jogos oficiais. A vantagem é do Belo, que venceu 14 vezes, contra 12 do Azulão – o confronto ainda teve nove empates. Os números pertencem ao historiador Raimundo Nóbrega, na sua obra Memórias do Botafogo da Paraíba, que ainda está para ser lançada.

Botafogo-PB faz grande campanha na Copa do Nordeste, permanecendo invicto até então — Foto: Pedro Alves / GloboEsporte.comBotafogo-PB faz grande campanha na Copa do Nordeste, permanecendo invicto até então — Foto: Pedro Alves / GloboEsporte.com

O primeiro confronto aconteceu em Maceió, em maio de 1953. Na ocasião, o Alvinegro da Estrela Vermelha derrotou o Azulão por 4 a 1. Desde então, o duelo vem sido bem distribuído, com triunfos para ambos os lados. No número de gols, o CSA marcou 50 vezes, contra 49 do Botafogo-PB, num total de 99 tentos. Ou seja, é bem provável que o gol de número 100 saia neste domingo.

Na Copa do Nordeste, competição que vai ganhar um novo capítulo na partida de amanhã, o time alagoano tem vantagem para cima dos paraibanos. Até aqui, foram seis jogos disputados, com três vitórias do CSA, uma do Botafogo-PB e dois empates.

Vale recordar que a última vez que alvinegros e alvicelestes se enfrentaram foi em 2017, pela Série C do Campeonato Brasileiro daquele ano. Na época, no Estádio Rei Pelé, o CSA venceu por 2 a 1. Na mesma competição, só que no primeiro turno, no Almeidão, o Belo venceu por 2 a 0.

Pelas quartas de final da Copa do Nordeste de 2019, o Botafogo-PB, que no Campeonato Brasileiro ainda busca o acesso para a Série B, recebe o CSA, time recém-promovido ao primeiro escalão do futebol nacional. A partida acontece às 18h, no Almeidão, a casa do Belo, que vem de melhor campanha que o time alagoano na fase de grupos.

CSA vive enorme expectativa para a sequência da temporada, que vai marcar o retorno à Série A do Brasileirão — Foto: Aílton Cruz/Gazeta de AlagoasCSA vive enorme expectativa para a sequência da temporada, que vai marcar o retorno à Série A do Brasileirão — Foto: Aílton Cruz/Gazeta de Alagoas

Como prevê o regulamento, a decisão é em jogo único; em caso de empate, a disputa vai para os pênaltis. Por isso, é importante vencer no tempo normal, evitando maiores tensões para ambos os lados. O certo é que, assim como a história dos confrontos, a partida tem tudo para ser quente.

Globo Esporte