Após negativa do STJ, Coriolano Coutinho entra com pedido habeas corpus no STF

Por - em 4 anos atrás 373

Após sofrer negativa da vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, que indeferiu um pedido de habeas corpus interposto por sua defesa, Coriolano Coutinho, irmão do ex-governador Ricardo Coutinho, deu entrada em um novo pedido, sendo dessa vez no Supremo Tribunal Federal (STF).

O pedido está com o presidente da alta corte, o ministro Dias Toffoli.

Coriolano não é o primeiro que tenta a liberdade no STF. Na última terça-feira (24), o mesmo pedido foi feito pelo ex-secretário Adjunto de Educação, José Arthur Viana Teixeira. No caso de José Arthur, Toffoli direcionou a demanda para o relator da Operação Calvário no Supremo, ministro Gilmar Mendes.

Sobre a negativa do STJ – A ministra Maria Thereza de Assis Moura analisou os pedidos protocolizados pelos advogados de defesa dos citados acima, que solicitaram a extensão dos efeitos da decisão do ministro do STJ, Napoleão Maia, que acatou Habeas Corpus ajuizado pela defesa do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), decretando a soltura do socialista, no sábado (21). A medida também favoreceu a liberdade da prefeita do Conde, Márcia Lucena (PSB); da ex-secretária de Estado da Saúde, Cláudia Veras, que se encontrava foragida, e do executivo David Clemente, todos alvos da Operação Calvário.

Sobre a operação – A Operação Calvário investiga a atuação de Organização Criminosa, que teria se infiltrado na cúpula administrativa da Cruz Vermelha do Brasil, filial do Rio Grande do Sul e do Instituto de Psicologia Clínica Educacional e Profissional (IPCEP), entre outras organizações sociais, que, através de seus membros, desviado recursos públicos do Governo do Estado da Paraíba, nas áreas da saúde e educação.

Redação