Santos perde do Barcelona no Equador e dá adeus à Libertadores na fase de grupos

Por - em 3 anos atrás 226

Atual vice-campeão, o Santos foi eliminado na fase de grupos da Libertadores de 2021. Na noite desta quarta-feira, no Equador, o Peixe perdeu do Barcelona de Guayaquil por 2 a 1 e deu adeus precoce ao sonho do tetra. Mesmo que tivesse vencido, o Peixe ficaria fora da próxima fase, porque o Boca Juniors venceu o The Strongest no outro jogo do grupo, em Buenos Aires. No Equador, os donos da casa marcaram com Damián Díaz duas vezes e Montaño. Kaio Jorge marcou o do time brasileiro. Essa é apenas a segunda vez que o Santos cai na fase de grupos. A outra foi em 1984.

Como ficou?

Com seis pontos em seis jogos, o Santos termina na terceira colocação do Grupo C. E, com isso, garante o direito de disputar as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Os classificados da chave foram o Barcelona, líder com 13 pontos, e o Boca Juniors, segundo colocado, com 10. O The Strongest terminou na lanterna, com seis, perdendo no saldo de gols para o Peixe. Veja a tabela completa.

Primeiro tempoBarcelona-EQU x Santos: Luan Peres

Os primeiros dez minutos de jogo foram estudados pelas duas equipes. O Santos só conseguiu encaixar um contra-ataque aos 13 minutos, mas o goleiro Burrai tirou a bola do pé de Kaio Jorge antes da finalização. No lance seguinte, o Barcelona abriu o placar e complicou ainda mais a missão do time brasileiro. Após cruzamento rasteiro da esquerda, Damián Díaz chegou batendo de primeira, sem chance para João Paulo. Em vantagem, o time equatoriano teve mais duas chances em sequência, aos 24 e aos 25. A primeira com Castillo, de fora da área, e depois em voleio de Damián Díaz. Na reta final do primeiro tempo, o Santos ameaçou uma reação. Chegou com perigo em falta cobrada por Vinicius Balieiro – Burrai defendeu. E em finalização de longa distância de Luan Peres. Sem desistir, o Peixe seguiu em cima e conseguiu o empate aos 46, quando Kaio Jorge aproveitou rebote de chute de Lucas Braga e marcou.

Segundo tempo

Na etapa final, o Santos voltou com Marcos Leonardo na vaga de Ângelo. Mas o Peixe, na tentativa da virada, deu mais espaços para o Barcelona. E o time equatoriano voltou a ficar em vantagem aos oito minutos. Hoyos recebeu a bola nas costas de Felipe Jonatan e cruzou para Damián Díaz completar e fazer o segundo dele no jogo. Cada minuto em situação mais complicada, o time brasileiro ficou ainda mais longe da reação aos 31 minutos, quando Montaño recebeu de Cortez na grande área e tocou na saída de João Paulo para fazer o terceiro gol do Barcelona de Guayaquil. Depois desse lance, o jogo ficou morno e as equipes apenas administraram o tempo até o apito final. O Barcelona avança em primeiro, e o Santos está eliminado.

Próximos jogos

Fora da Libertadores, o Santos estreia no Brasileirão no próximo sábado, às 20h, contra o Bahia, em Salvador. Depois, o Peixe tem compromisso na terça-feira, às 19h, contra o Cianorte, no Paraná, pela ida da terceira fase da Copa do Brasil.

Com GE

    Sem tags.