Pedro Castillo declara vitória antes do anúncio oficial no Peru

Por - em 3 anos atrás 210

A apuração dos votos na eleição presidencial chega a seu terceiro dia no Peru nesta quarta-feira, 9. Durante a madrugada, o candidato de esquerda, Pedro Castillo, declarou ter ganhado a disputa no país contra a ex-congressista Keiko Fujimori, mas o resultado não é ainda oficial.

“Seremos um governo respeitoso da democracia e da Constituição atual, e faremos um governo com estabilidade financeira e econômica”, disse Castillo no pronunciamento.

Órgãos eleitorais do Peru ainda não declararam um vencedor, devido à margem apertada entre os candidatos.

Os peruanos foram às urnas no domingo, 6, e votaram no segundo turno da disputa entre Castillo, que é professor e membro do Perú Libre, e de Fujimori, candidata do Fuerza Popular e dona de um dos sobrenomes mais influentes da política peruana, filha do ex-ditador Alberto Fujimori.

Mais de 98% das urnas foram apuradas, mas a diferença entre os dois candidatos é de menos de 100.000 votos, o que faz as autoridades eleitorais peruanas serem cautelosas na oficialização de um vencedor.

Desde segunda-feira, 7, Fujimori e apoiadores também têm acusado, sem apresentar provas, a existência de fraude nas cédulas de papel na eleição. Na eleição de 2016, quando também foi derrotada, Fujimori já havia feito os mesmos questionamentos.

Jorge Salas, presidente do Júri Nacional de Eleições (JNE, em espanhol), responsável por oficializar os ganhadores, rechaçou nesta terça-feira, 8, a acusação de Fujimori e disse que “a fraude está na imaginação febril de alguém”.

Com Agência Notícia

    Sem tags.