Índia é o 3º país a passar de 400 mil mortes por Covid e o Brasil o quarta que mais vacina no mundo

Por - em 3 anos atrás 321

Passageiros caminham ao longo de plataforma de trem em Calcutá, em 1º de julho de 2021, em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na Índia — Foto: Dibyangshu Sarkar/AFPA Índia se tornou nesta sexta-feira (2) o terceiro país do mundo a passar de 400 mil mortes por Covid-19. Os Estados Unidos superaram a marca em janeiro e o Brasil, em abril.

Segundo país mais populoso do mundo, com 1,3 bilhão de habitantes, a Índia tem oficialmente 400.312 óbitos causados pelo novo coronavírus e mais de 30,4 milhões de casos confirmados.

Mas especialistas apontam uma alta subnotificação — sobretudo de mortes — no país e acreditam que os números reais podem ser de cinco a dez vezes maiores.

A Índia passou por um colapso sanitário e hospitalar em abril e maio, batendo recordes mundiais de casos e mortes diariamente, em uma forte segunda onda atribuída à variante delta, que é mais contagiosa.

Arrefecimento da pandemia

Atualmente, a Índia passa por uma forte queda no número de casos e mortes por Covid-19 registradas diariamente, e muitas restrições adotadas por estados e municípios foram levantadas.

O país tem registrado cerca de 47 mil casos confirmados e 1 mil mortes por dia, atrás apenas do Brasil (55 mil e 1,5 mil, respectivamente). No pico da segunda onda, a Índia chegou a registrar uma média de 391 mil infectados e 4,2 mil óbitos a cada 24 horas.Trabalhador de saúde usa swab nasal para coletar amostras de um homem para um teste de Covid-19 em Bengaluru, na Índia, em 2 de junho de 2021 — Foto: Aijaz Rahi/AP

Com a desaceleração de mortes, a Índia levou 39 dias para registrar os últimos 100 mil óbitos. O país tinha levado 205 dias para registrar as primeiras 100 mil vítimas, 207 dias para chegar a 200 mil e apenas 26 dias para chegar às 300 mil.

Mas o país ainda sofre com uma campanha de imunização que avança lentamente, apesar de o gigante asiático ser o maior produtor mundial de vacinas.

O governo prometeu imunizar todos os adultos ainda este ano, mas pouco mais de 4% da população já recebeu as duas doses até o momento devido à falta de vacinas e à relutância de parte da população.

Problemas na vacinaçãoPode ser uma imagem de texto que diz "VACINÔMETRO 135.060.376 DE DOSES DISTRIBUÍDAS EM TODO o BRASIL Atualizado em 30/06/21 9h VACINÔMETRO 101.476.804 DE DOSES APLICADAS EM TODO o BRASIL Fique atento ao calendário de vacinação na sua cidade BRASIL LecolaoGus"

O governo quis impulsionar a campanha de vacinação e anunciar imunização gratuita para toda população adulta do país, o que fez a demanda disparar, e mais de 9 milhões de doses foram aplicadas em um único dia, em 21 de junho.

Mas a Índia não conseguiu manter o ritmo e atualmente administra menos de 5 milhões de doses por dia, com a população ainda enfrentando um cenário de falta de vacinas em diversas regiões.

A Índia passou os EUA na terça-feira (29) e se tornou o segundo país que mais aplicou doses de vacinas contra a Covid-19 (334 milhões a 328 milhões), atrás apenas da China (1,26 bilhão), o Brasil aparece como o quarto País que mais vacinou (101 milhões com 135 milhões de doses distribuídas), ultrapassando a 50% da população com a primeira dose no braço da população.

Aos poucos as narrativas dos que fazem oposição ao Governo Brasileiro vão caindo por terra e a verdade chega.

Redação com G1

    Sem tags.