Acusação convida 30 pessoas para sessão com Dilma no Senado

Por - em 8 anos atrás 475

miguel realy jpeA advogada Janaína Paschoal, uma das autoras do pedido de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, divulgou neste domingo (28) a lista de convidados da acusação para acompanhar o depoimento da petista no Senado nesta segunda-feira (29). Conforme  a relação prioriza representantes de movimentos sociais.

Dilma terá 30 minutos para fazer um pronunciamento em defesa própria, tempo que poderá ser estendido a critério do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowki, que comanda os trabalhos. Em seguida, ela será questionada pelo senadores, mas poderá escolher quais responder.

A relação da acusação, com 30 nomes, prioriza representantes de movimentos sociais e inclui Maria Lucia Pereira Wilken Bicudo, filha do jurista Hélio Bicudo, um dos autores do pedido de impeachment ao lado de Janaína e do advogado Miguel Reale Júnior.

Também estão convidados Kim Kataguiri, do Movimento Brasil Livre (MBL), Rogério Chequer, do Vem pra Rua, e Carla Zambelli, porta-voz do NasRuas.

Em outubro do ano passado, Carla foi uma dasmanifestantes que se algemaram em volta de uma coluna do Salão Verde da Câmara dos Deputados para pressionar o então presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a abrir o processo de impeachment.

A acusação chamou ainda as advogadas Beatriz Kicis Torrents de Sordi e Claudia de Faria Castro, autoras de um dos pedidos de impeachment do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

No pedido entregue ao Senado, elas argumentaram que Janot também deveria ter pedido, ao Supremo Tribunal Federal (STF), a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma por suposta tentativa de obstrução às investigações da operação Lava Jato, quando a petista enviou um termo de possa para Lula chefiar a Casa Civil.

Segundo Janaína, a maioria dos nomes da lista foi indicada pela sociedade civil. “Os movimentos indicaram 27 pessoas, as demais foram apontadas pela assessoria dos senadores”, afirmou.

Do lado da presidente afastada, a lista também já foi divulgada e entre os convidados estão Lula, 18 ex-ministros e presidentes de partidos aliados, incluindo PT, PCdoB e PDT.

A plateia deverá ser acomodados na galeria, que é a parte superior destinada ao público. Cada parte ficará de um lado, separada pelas equipes de TV e fotógrafos.

Veja a lista dos convidados da acusação:

Carla Zambelli Salgado, porta-voz do movimento Nas Ruas
Rogério Chequer Ramalho Rocha, líder do movimento Vem pra Rua
Maria Lucia Pereira Wilken Bicudo, filha do jurista Hélio Bicudo, um dos autores do pedido de impeachment
Beatriz Kicis Torrents de Sordi, procuradora do Ministério Público Federal no DF aposentada e integrante do grupo Revoltados Online. Foi uma das autoras de um dos pedidos de impeachment do procurador-geral da República, Rodrigo Janot
Claudia de Faria Castro, advogada Foi uma das autoras de um dos pedidos de impeachment do procurador-geral da República, Rodrigo Janot
Josie de Assis Brasil Gonzalez, advogada
Kelly Christine Oliveira, advogada
Katia Bizzotto Petrin
Dennis Henrique Possani Ribeiro
Patricia Bueno Netto, advogada
Aurélio de Macedo Rodrigues
Joice Cristina Hasselmann, jornalista
Fernando Silva Bispo, conhecido como Fernando Holiday, integrante do Movimento Brasil Livre (MBL)
Kim Patroca Kataguiri, líder do MBL
Ana Paula Conti Bastos
Ricardo Honorato Ribeiro
Carlos José Fonseca Torquato Júnior
Roberta Monteiro de Almeida
Selene Peres Peres Nunes, servidora licenciada da Secretaria do Tesouro Nacional e perita assistente da acusação no processo de impeachment
Jailton Almeida do Nascimento
Maria Luisa Furtado de Moura Guido
Stelson Santos Ponce de Azevedo
Solange Souza Santos
Luiz Phillipe de Orleans e Bragança, líder do grupo Acordo Brasil e membro da família real do Brasil
Nilton Masi Caccáos Junior, integrante da loja maçônica Grande Oriente Paulista
Renan Antonio Ferreira dos Santos, integrante do MBL
Hugo Cunha Goldfeld
Osmar Pereira de Barros Filho
Marcelo Coelho Ssouza de Oliveira
Marco Aurelio Chagas Martorelli, advogado.

Redação