Governo do Estado distribui sementes durante plenária do Orçamento Democrático em Itaporanga

Por - em 6 anos atrás 813

sementeTodos os escritórios da Emater, empresa integrante da Gestão Unificada, nos 110 municípios contemplados no calendário de plantio estão preparados e já iniciaram a distribuição de sementes de feijão, milho, arroz vermelho e sorgo, beneficiando 60 mil agricultores familiares, nesta primeira fase, nas regiões do Sertão, Cariri e áreas do Curimataú, informou o presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães.

Serão 225 toneladas de sementes certificadas, adquiridas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, com recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza do Estado da Paraíba (Funcep), da ordem de R$ 2,5 milhões. A distribuição obedece a primeira etapa do calendário de distribuição de sementes para o corrente ano.

Os agricultores familiares assistidos pela Emater, empresa integrante da Gestão Unificada, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, para receber as sementes, deverão integrar o Programa Garantia Safra.

Pelo calendário de distribuição definido pela Sedap, cada agricultor recebe 10 quilos de milho, cinco quilos de feijão e 20 quilos de arroz vermelho, e as sementes de sorgo se destinam às regiões com aptidão para essa cultura.

Para que tenha um maior controle, as sementes estão sendo distribuídas em sacas personalizadas com a marca do Governo do Estado/Sedap, contendo 20 quilos de cada cultura. A Emater repassa para o agricultor a quantidade especificada pela coordenação do Programa de Distribuição de Sementes da Sedap.

Na região administrativa da Emater em Itaporanga, que integra 21 municípios, onde aconteceu a primeira plenário do Orçamento Democrático 2018, na quinta-feira (1º), o governador Ricardo Coutinho entregou kits de sementes aos agricultores familiares Antônio Delfino Diniz, de Diamante e Jorge Liberalino, de Itaporanga.

Os primeiros municípios beneficiados na região foram Curral Velho, Santana dos Garrotes, Boa Ventura e Itaporanga.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Rômulo Montenegro, o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, João Azevedo, o presidente da Gestão Unificada Nivaldo Magalhães, a coordenadora regional da Emater em Itaporanga Maria de Lourdes Pereira e demais extensionistas também participaram da entrega das sementes aos agricultores familiares presentes.

Redação