Em Picuí-PB, MPPB e FAMUP realiza audiência para implantação da coletiva seletiva nesta quinta (21).

Por - em 5 anos atrás 509

lixãoO Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) e a Gestão Municipal de Picuí realiza, nesta quinta-feira (21), a partir das 08:00 horas.

O evento acontece na Escola Ana Maria Gomes, cujo evento envolve gestores, catadores, professores e agentes comunitários. Após essa fase, os atores devem começar a efetivação dos projetos, que incluem a construção de unidades de tratamento e a organização de associação de catadores. A previsão é que o município após assinatura do acordo com o MPPB resolva o problema do lixo este ano.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio Ambiente, promotor de Justiça Raniere Dantas, explicou que o MPPB está auxiliando os municípios que, além de manifestarem o interesse de acabar com os lixões a céu aberto, querem também implantar a coleta seletiva como uma das soluções de destinação dos resíduos. “Os lixões têm que ser fechados no prazo de um ano e os gestores terão que dar outro destino ao lixo das cidades. Este é o acordo de não persecução penal assinado pelos prefeitos. Os municípios que querem fazer da forma correta estão nos procurando e, juntamente com a Famup, estamos auxiliando nesse processo”, explicou.convite picui

O prefeito Olivanio Remígio (PT), enviou convite a todos os picuienses através das redes sociais, reforçando a importância da participação e apoio ao projeto em tela.

O PASSO A PASSO DO PROJETO

  1. Educar a população para a separação do lixo produzido em três tipos: orgânico (lixo da cozinha), reciclável (plástico, papel, alumínio e outros) e o rejeito (lixo do banheiro).
  2. Prefeitura deve adequar o sistema de coleta seletiva para evitar que o trabalho da população seja inutilizado com a mistura do lixo em caminhão compactador, por exemplo.
  3. Construir unidade de tratamento de resíduos, onde o lixo será separado e vendido; feita a compostagem do material orgânico e o descarte correto do rejeito.

Portal do Curimataú