Em Cuité-PB, vereadores de oposição se negam a autorizar suplementação orçamentária e município deve paralisar obras e ações

Por - em 5 anos atrás 542

O prefeito de Cuité, Curimataú paraibano, Charles Camaraense (PPS), e a Câmara de Vereadores do município estão vivendo uma verdadeira ‘queda de braço’ nas últimas semanas. O fato é que Charles durante o mês de agosto, encaminhou ao Legislativo um pedido de suplementação orçamentária no valor de 13 milhões com o objetivo de remanejar o orçamento existente, mas o Projeto de Lei ainda não foi votado porque os parlamentares oposicionistas, maioria na Câmara, cobram do prefeito o envio de suplementação específica.

Segundo o prefeito Charles, nesta segunda-feira (16), atendendo a exigência dos parlamentares de oposição, encaminhou o projeto em tela especificando e detalhando todas as despesas, entretanto, mais uma vez os edis cuiteense se negaram a aprovar a propositura.

Na noite desta segunda (16), o prefeito ao lado de seus correligionários compareceu na frente da Câmara Municipal onde através de carro de som proferiram veemente apelo como forma de pressionar os legisladores. A Câmara foi fechada para realização da sessão legislativa, que por sua vez mais uma vez não votaram o pleito solicitado pelo executivo municipal.

De acordo com informações do chefe da edilidade cuiteense, caso os vereadores (de oposição) não votem a suplementação orçamentária solicitada, a Prefeitura mesmo com dinheiro em caixa, será obrigada a paralisar serviços básicos de atendimento nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento social e infraestrutura.

Segundo Charles, esses mesmos vereadores autorizaram a ex-prefeita Euda Fabiana, a remanejar até 50% a Lei Orçamentária que fixa receita e despesa do município e agora só permitiram 7% do montante, como forma de engessar a sua Gestão.

“A prefeitura tem dinheiro em caixa, e não queremos recursos extras, mas por falta dessa autorização orçamentária que não foi votada pela Câmara de Vereadores, não podemos movimentar a verba.” Explicou o Prefeito, que deve recorrer à justiça com vista a soluções para o caso.

Diante do impasse, quem vai pagar a conta é a população cuiteense que não tem nada haver com a disputa da política paroquial na terra de seu Jeremias Venâncio e Jovino Pereira.

Como diz o provérbio popular “é melhor um mau acordo do que uma boa briga”. Juízo e bom senso seria o mais interessante para as lideranças politicas da Capital do Curimataú, para não refletir e serem penalizados nas urnas em 2020. Fica a dica!

Até o fechamento dessa matéria não foi possível contato com o presidente da Câmara de Cuité vereador Renan Furtado, entretanto, em respeito ao bom jornalismo, a redação deste Portal do Curimataú se encontra a disposição para que seja postada no mesmo espaço a sua versão e esclarecimento.

Veja o vídeo da manifestação pública ocorrida na noite desta segunda (16) em frente a Câmara Municipal de Cuité:

Portal do Curimataú