Bispo Diocesano de Campina Grande Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz recebe titulo de cidadão picuiense.

Por - em 8 anos atrás 729

cidadão picuienseNeste domingo (10), a Câmara Municipal de Picuí fez a entrega do título de cidadania Picuiense ao Bispo Diocesano de Campina Grande Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz.

A solenidade aconteceu na igreja Matriz de São Sebastião, no decorrer da missa de abertura das festividades religiosas.

O Projeto de Lei 017/2015 de 07 de Dezembro de 2012 que concedeu a honraria é de autoria do vereador Paulo Silva, aprovado por unanimidade na ‘Casa Francisco Eduardo de Macedo’. Ainda se fizeram presentes os vereadores Inaiê, Jozelma de Aguifá, Maria Aparecida e a presidenta do Poder Legislativo Municipal Ednalva Dantas.

De acordo com informação dos vereadores, o título é fruto de reconhecimento ao apoio do homenageado ao trabalho de evangelização desenvolvido pelos párocos locais, que sugeriram a homenagem.  

A solenidade foi prestigiada ainda pelos padres Saulo e Naelson, além de um grande público presente na matriz.

Biografia do agraciado:

Dom Delson estudou Filosofia e o início da Teologia no Seminário São Francisco de Assis em Nova Veneza e concluiu os estudos teológicos no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador, na Bahia. É mestre em Ciência da Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma e graduado em Letras pela Universidade Católica de Salvador. Foi ordenado sacerdote no dia 5 de julho de 1980 na Arquidiocese de Feira de Santana e, na mesma arquidiocese, em 24 de setembro de 2006, recebeu sua ordenação episcopal. Foi acolhido na Diocese de Caicó no dia 8 de outubro daquele ano.

No dia 9 de maio de 2011 foi eleito durante a 49ª Assembleia do Episcopado Brasileiro em Aparecida entre os bispos dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, vice-presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, mandato que terá o seu término em 2014.

No dia 8 de agosto de 2012 foi nomeando pelo Papa Bento XVI como 7º bispo diocesano de Campina Grande, transferido da Diocese de Caicó.

No dia 29 de setembro de 2012, Dom Delson tomou posse como 7º Bispo de Campina Grande. A solenidade ocorreu na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição com a presença de vários bispos e de todo o clero diocesano.

Atividades anteriores ao episcopado

(1981) Foi formador dos aspirantes, Vigário Paroquial e Vice Guardião em Feira de Santana;

(1984) Formador do Pós-noviciado; Guardião e Vigário Provincial em Salvador;

(1986-1992) Ministro Provincial;

(1993) Diretor da Rádio Sociedade e Vice Pároco da Paróquia de Santo Antônio em Feira de Santana;

(1995) Em Roma obteve o Mestrado em Comunicação Social, pela Pontifícia Universidade Salesiana;

(1998 – 2001) Ministro Provincial de Salvador;

(2002-2006) Em Roma exerceu o cargo de Definidor Geral para a América Latina junto à Cúria Geral dos Capuchinhos.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Francisco Araújo