Jornais do Brasil nessa Sexta Feira 18 de Março

Por - em 8 anos atrás 477

18 de março de 2016

O Globo

Manchete: Judiciário repudia ofensas e suspende manobra de Lula

‘Condutas criminosas à sombra do poder jamais serão toleradas’, avisa decano do STF

Ex-presidente chegou a ser empossado em solenidade na qual Dilma reagiu à divulgação de grampos pelo juiz Sérgio Moro e disse que ‘golpes começam’ assim. Em carta no fim do dia, Lula afirmou que respeita o Judiciário e pediu justiça

A posse do ex-presidente Lula na Casa Civil, vista pela Lava- Jato como manobra para obter foro privilegiado e escapar do juiz Sérgio Moro, foi suspensa logo após a solenidade no Planalto. Dois juízes deram liminares, uma já cassada, por entender que a nomeação é uma intervenção indevida nas investigações sobre Lula. Mais de 30 ações, no STF e na primeira instância, contestam a posse por a considerarem uma manobra da presidente Dilma e de Lula. No STF, os processos ficarão com o ministro Gilmar Mendes, crítico do PT. Dilma reagiu à divulgação dos grampos e repudiou a tese de blindagem. O Supremo mostrou indignação com ataques de Lula, para quem a Corte “está acovardada”. O decano Celso de Mello disse que “condutas criminosas à sombra do poder jamais serão toleradas”. No STJ, o ministro João Otávio de Noronha também reagiu. Juízes e procuradores apoiaram Moro. Lula divulgou carta dizendo que respeita o Judiciário. (Págs. 3 a 14)

Manifestantes ocupam ruas em São Paulo, Rio e Brasília

A Avenida Paulista completou ontem 24 horas ocupada por grupos que pedem a saída da presidente Dilma. Outras vigílias ocorreram em Copacabana, no Rio, e em frente ao Congresso, em Brasília, onde, no fim da manhã, houve confrontos com simpatizantes do PT. Os protestos reuniram milhares de pessoas em 21 estados e no Distrito Federal. A polícia de São Paulo teme que haja confronto entre opositores e aliados do governo em atos marcados para hoje. (Pág. 10)

Convites a jato para a gráfica

Os convites para a posse do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil foram enviados com antecedência de apenas 14 horas, contrariando versão do Planalto de que a cerimônia já estava marcada para ontem. (Pág. 8)

Minuta indica que sítio seria repassado a Lula

Documento apreendido no apartamento de Lula mostra que Fernando Bittar tinha promessa de venda do sítio de Atibaia ao petista. (Pág. 14)

Temer e Renan boicotam posse e agravam crise

O vice de Dilma e o presidente do Senado boicotaram a posse de Lula. O PMDB antecipará decisão sobre a saída do governo. (Pág. 12)

Merval Pereira

Grampo revela um Lula sexista e autoritário. (Pág. 4)

Míriam Leitão

Dilma usou Planalto como escritório do partido. (Pág. 24)

Nelson Motta

Grampo traz de volta o “Lulão pau e rancor”. (Pág. 21)

Ancelmo Gois

Recado dos militares: não vão se intrometer. (Pág. 16)

Ilimar Franco

Divulgação de grampo põe em risco articulação de Lula. (Pág. 2).

Redação