Jornais do Brasil nessa Segunda Feira 21 de Março

Por - em 8 anos atrás 492

21 de março de 2016

O Globo

Manchete: Defesa de Lula pede ao STF que pare Moro

Advogados do ex-presidente querem frear o juiz da Lava-Jato até decisão do Supremo

Advocacia Geral da União solicita que a ação saia das mãos de Gilmar Mendes e fique com Teori Zavascki

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governo apelaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tirar das mãos do ministro Gilmar Mendes todas as decisões judiciais que envolvam o petista. E querem barrar qualquer decisão do juiz Sérgio Moro sobre Lula até que o plenário do Supremo se manifeste sobre o caso. Eles querem que o relator da Lava-Jato no STF, Teori Zavascki, assuma o caso Lula, que teme a possibilidade de ter sua prisão decretada em primeira instância. (Pág. 3)

Crise política invade palco e estádios

O clima de Fla-Flu na política, que polariza as posições sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff, interrompeu um musical com repertório do cantor Chico Buarque, em Belo Horizonte, e tomou as arquibancadas dos estádios em Curitiba e São Paulo. (Pág. 5)

Avião de Agnelli não tinha caixa-preta

A aeronave em que morreu o ex-presidente da Vale Roger Agnelli e familiares em São Paulo, no sábado, não tinha o equipamento que grava a voz do piloto ou dados de voo. O avião, um modelo experimental, tinha autorização para voar mas não passou por testes de segurança da Anac e nem tinha seguros homologados pela agência. Sete pessoas morreram na queda. Agnelli, homenageado pela presidente Dilma e empresários, foi enterrado ontem. (Pág. 5)

Antônio Gois

Pacto educacional

Programas não são obra de um só governo. (Pág. 20)

————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

Manchete: Serra e Temer negociam pacto para um novo governo

Se Dilma for afastada, senador quer que vice não dispute reeleição em 2018 e não promova caça às bruxas

O senador José Serra (PSDB-SP) afirmou que o vice-presidente Michel Temer (PMDB) deve assumir compromissos com a oposição e com o País caso Dilma Rousseff seja afastada da Presidência. O tucano afirmou a Alberto Bombig que o vice tem de se comprometer a não concorrer à reeleição, não interferir nas disputas municipais deste ano, não promover uma caça às bruxas e montar um Ministério “surpreendente”. Serra tem conversado com empresários, nomes do mercado e do Judiciário e com políticos sobre a possibilidade de Temer assumir,caso Dilma seja afastada pelo Congresso. Entre esses interlocutores estão os ex-ministros Nelson Jobim e Armínio Fraga, o deputado Roberto Freire (PPS-SP) e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Apesar de sempre ser apontado como provável ministro de Temer, ele diz que o PSDB deve esperar para discutir cargos. No entanto, o senador, economista de formação, está ajudando Temer nos primeiros diálogos sobre o chamado Plano de Reconstrução Nacional, e aponta as áreas da infraestrutura e de exportações como vitais para o sucesso da empreitada. Para Serra, “o novo governo não deve realizar nenhum tipo de retaliação a nenhuma força política”. (Política/ Pág. A4)

PT ataca fala de FHC pró-impeachment

Em resposta a entrevista do ex-presidente ao Estado, advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, disse que “impeachment sem fato imputável não pode acontecer”. (Pág. A5

MP da Suíça cria equipe exclusiva para a Lava Jato

Com mais de mil contas a serem investigadas e o maior volume de dinheiro já bloqueado no país, o Ministério Público da Suíça criou uma força- tarefa para investigar os crimes ligados à Operação Lava Jato, informa Jamil Chade. Os ativos estão espalhados por mais de 40 bancos. A procuradoria considera o caso o maior escândalo de corrupção já identificado no sistema financeiro do país. Destino dos depósitos de um terço da fortuna mundial privada, a Suíça tem sob sua guarda cerca de US$ 2,8 trilhões em ativos. (Política/ Pág .A6)

Juristas pedem habeas corpus em favor de Lula

Um grupo de seis juristas e os advogados que defendem o ex- presidente Lula apresentaram habeas corpus no STF contra decisão do ministro Gilmar Mendes que suspendeu a nomeação do petista para a Casa Civil e devolveu ao juiz Sérgio Moro as ações referentes à Lava Jato. (Política/ Pág .A5)

Direto da fonte

Carlos Velloso, ex-presidente do STF e do STJ, defende Sérgio Moro, condena foro privilegiado e diz que “só um mau caráter” pediria favores a alguém que nomeou. (Caderno 2/ Pág. C2)

Improviso e protestos

Comentário do diretor Claudio Botelho contra Dilma Rousseff e Lula em apresentação de Todos os Musicais de Chico Buarque contraria plateia e faz músico retirar direitos de uso de sua obra no espetáculo. (Política/ Pág. A6)

Desequilíbrio pode ter derrubado avião

O desequilíbrio na distribuição do combustível nas asas do avião de Roger Agnelli pode ter desestabilizado a aeronave e provocado a queda. Além do executivo, morreram o piloto e cinco familiares. (Metrópole/ Pág. A12 e A13)

Obamachega a Cuba; dissidentes são presos

A chegada do presidente americano, Barack Obama, ontem, a Havana, foi precedida pela detenção de líderes dissidentes com os quais ele pretende se reunir amanhã. A situação dos direitos humanos em Cuba é um dos principais pontos de discordância entre os dois países, que tentam superar 53 anos de isolamento com nova política de engajamento anunciada em dezembro de 2014, informa Cláudia Trevisan. Cinco horas antes do desembarque histórico, a polícia prendeu integrantes do movimento Damas de Branco. O avião do primeiro líder americano a visitar a ilha em 88 anos pousou sob chuva às 16h20 (17h20 em Brasília). Obama levou a mulher, Michelle, as filhas, Sasha e Malia, e a sogra, Marian Robinson. Hoje ele se encontra com o líder Raúl Castro. (Internacional/ Pág. A8)

Xisto em vez de Petrobras

Para reduzir a dependência da Petrobrás, que fornece 70% da demanda de nafta, matéria prima da petroquímica, a Braskem decidiu diversificar: fechou acordo para importar dos EUA gás de xisto. (Pág. B1)

José Roberto de Toledo

Cunha, Temer e Gilmar

Se empossado, Temer será o presidente com um olho no Supremo e outro no TSE. A pessoa mais poderosa da República será alguém de toga. (Política / Pág. A6)

Notas & Informações

Não é a Lava Jato que está fora da lei

PT apregoa ideia de que criminosos são PF, MP e Judiciário. (Pág. A3)

Onde o Brasil iguala a Europa

No último trimestre de 2015, o PIB brasileiro foi 5,9% menor que o de outubro a dezembro de 2014. (Pág. A3)

Vanessa Barbara

Ler a íntegra da transcrição do depoimento é atividade surreal de lazer que foi executada por muita gente em busca de alívio para a insônia. (Caderno 2/ Pág. C4)

————————————————————————————

Folha de S. Paulo

Manchete: Planalto prepara troca na direção da Polícia Federal

Após escuta, ministro da Justiça busca nome para substituir Leandro Daiello

O governo decidiu buscar um novo nome para assumir a diretoria-geral da Polícia Federal em até 30 dias.

A missão do novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão, é encontrar um candidato para apresentar à presidente Dilma Rousseff (PT).

O atual diretor, Leandro Daiello, no cargo desde 2011, perdeu de vez a confiança do Palácio do Planalto depois do episódio da gravação telefônica entre Dilma e o ex-presidente Lula, feita pela PF com autorização do juiz Sergio Moro.

Setores do PT e do governo criticam o comportamento da PF nas investigações da Operação Lava Jato. O governo entende que a confirmação da mudança pode ser impopular, mas avalia que é fundamental ter alguém de confiança na instituição.

O diretor-geral da PF deve ser do quadro de delegados da instituição no mais alto nível da carreira.

Em entrevista à Folha, no sábado (19), Aragão afirmou que trocaria toda a equipe da PF em caso de vazamentos de informações. (Poder A4)

Obama inicia visita histórica e é aplaudido por cubanos

Marcelo Ninio
Enviado especial a Havana

Sob chuva, Barack Obama chegou a Cuba para a primeira visita de um presidente dos EUA ao país em 88 anos.

A ida de Obama à ilha é o ápice do processo de reaproximação que findou 53 anos de rompimento diplomático. Na agenda, temas que vão de direitos humanos a beisebol. Ele visitou Havana Velha e foi aplaudido. (Mundo A10)

Análise: Luciana Coelho

Com viagem, líder americano consolida legado transformador (Mundo A10)

Defesa de Lula tenta derrubar decisão de Gilmar Mendes

Temendo nova ação do juiz Sergio Moro contra Lula, a defesa do ex-presidente entrou no Supremo Tribunal Federal com pedido para manter na corte a investigação da Lava Jato contra ele.

O intuito é anular decisão do ministro Gilmar Mendes, que suspendeu a posse de Lula na Casa Civil e determinou que as apurações envolvendo o petista ficassem a cargo de Moro. (Poder A5)

João Doria será o candidato do PSDB à Prefeitura de SP

O PSDB definiu o empresário João Doria como o candidato do partido à Prefeitura de São Paulo. Doria era o único nome nas prévias da legenda, após desfiliação do vereador Andrea Matarazzo.

Doria tinha o apoio do governador Geraldo Alckmin, que se prepara para disputa presidencial de 2018. (Poder A9)

Ajuda no Recife a pais de bebês com microcefalia inclui faxina e massagem (Cotidiano B9)

Editoriais

Leia “Tiro pela culatra”, sobre reação a nomeação de Lula para a Casa Civil, e “Tranquem as reservas”, acerca de propostas do PT para a economia. (Opinião A2)

Entrevista da 2ª: Armínio Fraga

Mudar governo é chance de estancar a sangria

Ex-presidente do Banco Central (governo FHC), Armínio Fraga diz que, se não houver mudança no Planalto e na condução da economia, o Brasil terá um cenário de “perda de emprego e de renda como nunca se viu”.

Para ele, a gestão Dilma (PT) “quebrou e pilhou o país”. “A maior vítima ê o povo, que acreditou que esse modelo daria certo.”

O economista afirma não acreditar que a presença de Lula no governo reduziria a desconfiança de empresários e consumidores. E ressalta ser preciso agir rápido para “estancar a sangria”.

Fraga nega a possibilidade de integrar eventual governo de transição. (Pág. A12)

Probabilidade de impeachment da presidente varia de 70% a 75%, avaliam consultorias (Folhainvest, pág. 5)

Chico Buarque vai vetar produtor que criticou Dilma

Sessão da peça “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos” foi interrompida após o ator e diretor Claudio Botelho falar em “presidente ladra”. Houve gritos de “não vai ter golpe”. Chico disse que não deixará Botelho usar suas canções em outras peças. (Ilustrada C1)

Verba para obras de saneamento e infraestrutura fica parada no FGTS (Folhainvest, pág. 1)

Vinícius Mota: Final da tragédia shakespeariana está próximo

Dilma pôs-se no vértice de ofensiva para obstruir a Justiça. Conversas de Lula e acólitos do PT com o governo denotam um grau de violência contra a arquitetura republicana raramente registrado no Ocidente moderno. (Opinião A2)

Celso Rocha de Barros: Corruptos não petistas tiveram semana perfeita (Poder A6).

Redação