Botafogo e Treze: o que levou os dois times à final?

Por - em 7 anos atrás 483

bota e trezeA tradição valerá a taça de campeão do Campeonato Paraibano deste ano. Botafogo e Treze percorreram dois caminhos bem diferentes durante toda a disputa e, neste domingo (07), a grande final. O Belo se destacou pela regularidade em seus resultados e pelas inúmeras vitórias fora de casa, já o Galo não desenvolveu uma campanha regular, mas o que certamente o levou à grande final foi a sua defesa, a melhor do campeonato.

Botafogo

O Botafogo fez um campeonato “cirúrgico”, fez seu dever de casa, perdendo apenas duas partidas sob seu mando e também executou uma brilhante campanha fora de casa, onde venceu seis partidas, incluindo os clássicos diante de Treze e Campinense.

Na segunda fase, o Belo voou ainda mais alto, goleando o temido Atlético em pleno Perpetão, em Cajazeiras por 3 a 0 e ampliando o placar em João Pessoa, onde emplacou outra vitória sobre o Trovão Azul, 1 a 0.

O destaque do Botafogo no campeonato ficou para o melhor ataque da competição, um trio capitaneado pelo centroavante Rafael Oliveira, marcou nada mais nada menos que 36 gols na competição, sendo 16 do artilheiro Rafael.

Treze

O Treze iniciou o campeonato um pouco tímido, mas já mostrando que seria uma das quatro forças do certame, vencendo o Atlético de Cajazeiras na primeira rodada em jogo bastante disputado. O desenrolar do campeonato para o Galo foi recheado de por questões jurídicas, quando o capitão Marcelinho Paraíba foi personagem de uma peleja judicial, precisando desfalcar o alvinegro por algumas rodadas.

Nas semifinais, o Treze mostrou que tinha um único intuito para o resto do campeonato: ser campeão. Eliminou seu maior rival, o Campinense, em duas partidas eletrizantes, uma vitória galista nos primeiros 90 minutos por 2 a 1 e um empate sofrido no segundo jogo com direito a até bolas na trave.

O destaque do Galo da Borborema no campeonato foi a sua defesa. Apenas 8 gols sofridos na primeira fase. Um elenco que abraçou o projeto do treinador Celso Teixeira e tomou apenas 2 gols em uma sequência invicta de onze jogos.

A grande final

Os primeiros 90 minutos da final já foram realizados e o Botafogo levou a melhor, mesmo jogando em Campina Grande, no Estádio Amigão, mas nada está definido. A última disputa de final entra as duas equipes teve um cenário muito parecido em seu primeiro jogo. Em 2013, o Treze tinha a vantagem de jogar por dois resultados iguais, e mesmo assim venceu o Botafogo em João Pessoa, pelo placar de 1 a 0. Agora a vantagem é do Botafogo, que curiosamente fez em Campina Grande o mesmo que o Galo há 4 anos, fazia em João Pessoa, naquela ocasião o Belo reverteu a vantagem no segundo jogo e sagrou-se campeão. Agora, a decisão de quem levantará a taça de campeão paraibano acontecerá no próximo domingo, que promete ser de grandes emoções.

Redação