Na Paraíba quatro deputados podem não disputar cargos para a Assembleia em 2022

Por - em 3 anos atrás 244

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) pode estar se despedindo de alguns deputados nos próximos anos. Entre vários motivos, como disputa de eleição para outro cargo, ou a própria derrota em uma possível reeleição, está também o fato de que alguns deles podem estar se despedindo da carreira política.

Fontes ligadas à redação do Polêmica Paraíba afirmam que quatro deputados estaduais podem não se lançar para concorrer a mais um mandato em 2022. São eles Jeová Campos (PSB), Buba Germano (PSB), Edmilson Soares (Podemos) e Trocolli Júnior (Podemos).

A reportagem tentou entrar em contato com os quatro deputados para ouvir sua opinião sobre o tema, mas apenas dois deles responderam aos questionamentos até o fechamento desta reportagem. Confira a seguir o relatado e a situação de cada um dos quatro:

Jeová Campos

O deputado Jeová Campos foi um dos que não atendeu às ligações da reportagem. No entanto, o parlamentar já falou publicamente que não irá mais concorrer a um mandato eletivo.

Na época das declarações, Jeová chegou até a dizer quem seria seu sucessor na política, e consequentemente no cargo: o irmão Marcos Campos. Ele disse também que pretendia voltar para a carreira acadêmica.

Jeová foi eleito pela primeira vez na ALPB em 2006 e exerce atualmente seu terceiro mandato como deputado estadual. Além de 2006, ele também foi eleito em 2014 e em 2018.

Buba Germano

Fontes dizem que o deputado Buba Germano também poderia não disputar mais uma eleição para mandato na Assembleia Legislativa. Ao ser questionado pela redação, Buba não quis se manifestar sobre o assunto.

O socialista quando prefeito de Picuí tem contas de convênio federal reprovadas pelo TCU e condenação em decisão judicial do pleno do TJPB em fase de recurso, podendo ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

Buba Germano exerce seu segundo mandato como titular na ALPB, tendo sido eleito pela primeira vez em 2014 e reeleito em 2018.

A especulação de que a esposa Gilma Germano que já exerceu o mandato de deputada entre 2010 a 2013, deve ser a substituta do parlamentar nas eleições de 2022.

Edmilson Soares

Bastidores dão conta que Edmilson também não deve mais disputar a eleição para deputado estadual em 2022. Em 2020, o deputado precisou passar por uma cirurgia de urgência após sofrer uma trombose no aparelho digestivo. O procedimento retirou um rim, um tumor e o trombo. Acredita-se a questão da saúde poderia ser um dos fatores para Edmilson não disputar mais o cargo.

O deputado também não atendeu ao contato da redação do Polêmica Paraíba. Edmilson também está em seu terceiro mandato, já que foi eleito em 2010, 2014 e 2018. Segundo bastidores, acredita-se ainda que o vereador de João Pessoa, Tanilson Soares (Avante), filho de Edmilson, poderia disputar o cargo para “herdar” a cadeira do pai.

Trocolli Júnior

Outro nome que pode não mais disputar mandato para a ALPB é o de Trocolli Júnior. Procurado pela reportagem, o deputado ainda não confirmou o fato, mas disse que está avaliando a possibilidade.

“Ainda não confirmo, a gente está avaliando o quadro. Tem muita coisa para acontecer até 2022. Não quero tratar desse assunto no momento”, respondeu.

Trocolli exerceu o mandato de titular por quatro vezes, sendo eleito em 2002, 2006, 2010, e 2014. Em 2018, o deputado ficou na suplência na ALPB, mas estava exercendo mandato nesta legislatura até essa sexta-feira (29), que com a volta de Hervázio Bezerra para a ALPB, voltou para a suplência.

Redação com Bruno Marinho/Polemica Paraíba