Picuiense Felipe Tiago Gomes é homenageado pelo Conselho Estadual de Educação da Paraíba

Por - em 3 anos atrás 664

Na última sessão, realizada no dia 22 de abril, O Conselho Estadual de Educação da Paraíba – CEE/PB fez uma singela homenagem ao professor picuiense Felipe Tiago Gomes por meio de voto de aplausos por aclamação, em virtude do centenário de seu nascimento registrado em 01 de maio de 1921.

Felipe Tiago Gomes nasceu no município de Picuí numa época que não existia escola pública. Foi alfabetizado por sua irmã e estudou os anos inicias em sua cidade. Para concluir o ensino fundamental precisou ir para a cidade de Campina Grande, onde foi bolsista no colégio Pio XI e depois, com ajuda financeira de amigos e familiares, foi estudar no Ginásio Pernambucano em Recife, onde trabalhou como porteiro e bibliotecário para custear os estudos, ocasião que teve acesso à obra O Drama da América Latina, do escritor John Gunther, que retratada uma experiência de Haya de La Torre para a alfabetização de índios no Peru. Esta obra influenciou sua vida.

Em 1943, como graduando na Faculdade de Direito em Recife, tomado pelo idealismo de oferecer ensino a jovens que igual a ele não tinham condições para pagar pela educação, criou com seus colegas a Campanha do Ginasiano Pobre – CGP. Na época recebeu apoio da imprensa e de muitos brasileiros que reconheciam seu esforço. Foi contemporâneo de Ariano Suassuna, Paulo Freire e Darcy Ribeiro e chegou a ser perseguido pelos militares na época da Ditadura por considerar a ideia de democratização do ensino “coisa de comunista”. Precisou modificar o nome da Campanha para CNEC, Campanha Nacional de Escolas da Comunidade que chegou a possuir mais de 2.100 escolas pelo Brasil, organizadas pela comunidade local, desassistida pelo poder público.

Felipe Tiago Gomes faleceu em 1996 por complicações cardíacas e deixou o legado idealista do ensino comunitário no Brasil. Em sua cidade natal, Picuí, é possível encontrar várias obras como escolas, rádio, estádio, ginásio, bairro popular, etc. É considerada a mais importante personalidade da história do município.

O voto de aplausos foi uma propositura do professor Robson Rubenilson, conselheiro estadual de educação, conterrâneo, ex-aluno e ex-professor cenecista, e foi aceito por aclamação após arguição feita durante a sessão.

O ano de 2021, centenário do Professor Felipe Tiago Gomes, é considerado pela Lei 2.435 de autoria do Deputado Estadual Buba Germano, como o Ano Felipe Tiago Gomes da Educação e deve ser marcado por muitas comemorações.

Colaboração prof. Robson Rubenilson

    Sem tags.