Operação da PF mira governador do Amazonas por desvio de verbas no combate à Covid-19

Por - em 3 anos atrás 135

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), é alvo de busca na manhã desta quarta-feira (2), em uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga supostas irregularidades na construção do hospital de Campanha Nilton Lins, usado para o combate à Covid-19 no estado.

Ao todo, são 19 mandados de busca e apreensão e 6 de prisão temporária cumpridos nas cidades de Manaus (AM) e Porto Alegre (RS), além de sequestro de bens e valores, que, somados, alcançam a quantia de R$ 22.837.552,24.

Segundo as investigações, há indícios de que funcionários do alto escalão da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas realizaram contratação fraudulenta, para favorecer grupo de empresários locais, sob orientação da cúpula do governo do estado.

Agentes fazem busca na casa do governador, na sede do governo do Amazonas, na Secretaria de Saúde, na casa do secretário de saúde e na casa do dono do Hospital Nilton Lins e no Hospital Nilton Lins.

A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que autorizou também a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico do governador e do secretário de Saúde.

Outros processos

Além da ação da PF, Wilson Lima enfrenta na manhã desta quarta-feira (9) o julgamento, pela Corte Especial do STJ, de uma denúncia por supostas fraudes na compra de respiradores. O vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida, também responde à denúncia.

Lima e Campelo, o secretário de Saúde, estão entre os convocados para depor na CPI da Covid do Senado, que investiga a atuação do governo federal na pandemia e o uso de recursos federais por estados e municípios.

Redação com Agencia Brasil

    Sem tags.