Confira os fatos mais importantes de 2021

Por - em 2 anos atrás 323

2021 foi um ano de muitos acontecimentos, tristeza e revolta se mesclaram com esperança e aprendizado.

Janeiro

Já no início do ano começou a vacinação contra a covid-19, no Brasil. Em 25 de janeiro que os grupos de risco – profissionais da saúde, quilombolas, indígenas e pessoas com idade entre 60 e 75 anos ou mais – começaram a receber o imunizante. Com isso ascendeu a expectativa de que os reencontros em breve seriam possíveis novamente.

Enquanto a vacinação era liberada, Manaus passava por um caos na saúde pública. Os centros médicos ficaram sem oxigênio. Pacientes precisaram ser transferidos para outros estados e o estado chegou a bater o recorde de enterros. Apenas no dia 14 de janeiro foram 198 mortos, 87 em decorrência da covid-19. Famosos e até mesmo a Venezuela se uniram para doar cilindros de oxigênio.

Em 7 de janeiro faleceu o ícone, Genival Lacerda, aos 89 anos, de covid-19.

Fevereiro

O cantor Belo é preso, no dia 17 de fevereiro no Rio de Janeiro, após realizar um show clandestino. O artista chegou a ficar um dia no presídio.

A segunda onda da covid-19 atingiu o Brasil e a ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) atingiu o pior nível. 80% dos leitos ocupados em 12 estados. Vários governadores adotaram novamente o lockdown e toque de recolher para controlar a doença

Na tecnologia aconteceu o lançamento do primeiro satélite com tecnologia 100% brasileira. O evento ocorreu no Centro Espacial Satish Dhawan, em um província na Índia.

Março

O Instituto Butantan anunciou que desenvolveu uma vacina contra a covid-19 100% brasileira, a ButanVac.

Morreu no dia 8 de março, a apresentadora e jornalista, Lúcia Leme aos 82 anos, em decorrência de um câncer de pulmão. Também faleceu Léo Rosa. O ator de 37 anos, lutava contra um câncer raro nos testículos e morreu no dia 9.

Ainda em março faleceu de covid-19 o político, cantor e compositor evangélico, Irmão Lázaro, no dia 19 de março, aos 54 anos.

São Paulo bate recorde de mortes no dia 31 de março com 1.021 óbitos em um único dia. No mês foram 9.130. O Brasil não tinha saído da segunda onda e já entrava na terceira, ainda maior.

O presidente Jair Bolsonaro instituiu o Auxílio Emergencial para 2021 como pedida provisória no Congresso.

Abril

O cantor Aguinaldo Timóteo faleceu aos 84 anos, em 3 de abril de 2021. Devido à complicações da covid-19. Do outro lado do oceano faleceu o Duque de Edimburgo, ou Príncipe Philip, aos 99 anos. O esposo da Rainha Elizabeth II (95), morreu dia 9 de abril.

Maio

A atriz Eva Wilma faleceu aos 87 anos, no dia 15 de maio de 2021, por causa de uma insuficiência respiratória decorrente da disseminação de um câncer no ovário pelo corpo. Maio também ficou marcado pela partida de Paulo Gustavo. O humorista morreu de covid-19 ao 42 anos.

Também em maio faleceu o ex-prefeito de São Paulo, Bruno Covas, aos 41 anos, no dia 16 de maio de 2021. O político lutava contra um câncer no trato digestivo.

No dia 16 de maio, o cantor MC Kevin faleceu após cair do 5º andar de um prédio em Ipanema, no Rio de Janeiro, após uma suposta tentativa de não ser pego traindo a noiva.

Junho

Em junho, um serial killer assustou a população do Distrito Federal. A polícia iniciou as buscas pelo assassino que matou quatro pessoas de uma família. O criminoso já havia sido preso por duplo homicídio, roubo, estupro e posse ilegal de arma. A perseguição durou 20 dias. No dia 28 de junho, ele foi morto na cidade de Cocalzinho de Goiás, após uma troca de tiros com a polícia.

Na política, o ex-juiz Sérgio Moro foi declarado parcial durante a investigação e condenação das ações contra o ex-presidente Lula. Isso porque o agora político aceitou o cargo de ministro no governo de Bolsonaro, o qual foi diretamente beneficiado com a impossibilidade de Lula se candidatar em 2018. As condenações foram retiradas e Lula passou a ser elegível novamente.

Julho

No dia 23, em Tóquio, mesmo com o avanço da vacinação, os Jogos Olímpicos foram realizados em arquibancadas vazias, mas o Brasil fez sua melhor campanha com medalhas inesperadas como no Tênis de duplas feminino.

O músico paraibano de piseiro, DJ Ivis, foi preso no dia 14 de julho por agredir a ex-esposa. O caso veio à tona após a Pâmella Holanda postar vídeos de agressão nas redes sociais. O DJ ficou preso até o dia 22 de outubro e foi liberado após seis pedidos de habeas corpus negados. Ele aguarda o julgamento em liberdade.

No dia 27 de julho, o ator, dublador, comediante e radialista Orlando Drummond Cardoso, conhecido por fazer a dublagem de Scooby Doo e pelo papel de Seu Peru, na Escolinha do Professor Raimundo. Ele teve falência múltipla dos órgãos e viveu até os 101.

Agosto

Terminaram as Olimpíadas de Tóquio, no dia 8 de agosto. O Brasil ganhou 21 medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e oito de bronze. Os jogos consagraram Raysa Leal, Kelvin Hoefler e Pedro Barros, no Skate; Ítalo Ferreira, no Surfe; Isaquias Queiroz na canoagem, Martine Grael e Kahena Kunze na vela, Rebeca Andrade na ginástica, Alisson dos Santos na corrida, Laura Pigossi e Luisa Stefani no tênis em dupla, Bruno Fratus e Fernando Scheffer, na natação, Ana Marcela Cunha na maratona aquática, Abner Teixeira, Hebert Conceição e Beatriz Ferreira, no boxe; Thiago Braz, no salto com vara; Mayra Aguiar e Daniel Cargnin, no judô.

Em 24 de agosto começou a paralimpíada e o Brasil fez ainda mais bonito com 22 medalhas de ouro, 20 de prata e 30 de bronze. O país ficou em 7º lugar geral.

Dia 11 de agosto, morreu o ator Paulo José, aos 84 anos, em decorrência de uma pneumonia. Ele convivia com Parkinson há vinte anos. Também em agosto morreu no dia 21 o ator Tarcísio Meira de complicações da covid-19, aos 85 anos.

Setembro

No dia 3 de setembro, morreu o ator Sérgio Mamberti, conhecido como Tio Victor do Castelo Rá-Tim-Bum. Ele tinha uma infecção nos pulmões. A TV brasileira perdeu mais um personagem inesquecível no dia 19 de setembro. Luís Gustavo, faleceu aos 87 anos, após uma luta contra um câncer no estômago, desde 2018.

Outubro

O ator Alec Baldwin matou a diretora de fotografia, Halyna Hutchins e feriu o diretor Joel Souza, após disparar uma munição de verdade em uma arma cenográfica durante as filmagens do filme “Rust”.

A dramaturgia de novelas também perdeu Gilberto Braga, no dia 26 de outubro. O autor enfrentava complicações decorrentes do Mal de Alzheimer e faleceu aos 75 anos. Ele também tinha uma infecção sistêmica por conta de uma perfuração no esôfago.

No dia 4 de outubro uma pane mostrou a dependência de redes sociais. Whatsapp, Facebook e Instagram pararam de forma mundial.

Novembro

Uma morte pegou todos os brasileiros de surpresa. No dia 5 de novembro, a cantora Marília Mendonça, que retomava os shows interrompidos desde o início da pandemia, faleceu aos 26 anos em um acidente aéreo. A artista e outros dois tripulantes e mais passageiros não resistiram ao acidente com a aeronave Beechcraft King Air. Ela faria um show na cidade de Caratinga, Minas Gerais.

No dia 22, morreu Virgil Abloh. O diretor criativo da maison Louis Vuitton, aos 41 anos de idade. Ele sofria de angiossarcoma cardíaco, um raro câncer no coração.

Quando o mundo começava a ver os efeitos da vacinação, surgiu uma nova variante da covid-19: a ômicron. O primeiro caso foi descoberto na África, e é uma das variantes mais preocupantes até então.

Dezembro

O mundo do sertanejo sofreu outro baque para o mundo sertanejo, a morte de Maurílio da dupla com Luísa no dia 29 de dezembro. O cantor de 28 anos estava internado após sofrer um tromboembolismo pulmonar. Ele passou mal durante a gravação do DVD de outra dupla sertaneja e foi internado no dia 15.

Tempestades destruíram cidades inteiras do interior da Bahia e Minas Gerais, enquanto isso o presidente Bolsonaro tira férias no litoral de Santa Catarina. Foram registradas, ao menos 25 mortes e mais de 91 mil estão desabrigados e desalojados.

Redação com PB.com.br

    Sem tags.