A vida e o trabalho do locutor cuiteense Lulinha

Por - em 8 anos atrás 500

lulinhaNo quadro “Gente da nossa terra”, fomos conhecer um pouco mais sobre um cuiteense que tem uma história longa na área de comunicação. Muitos conhecem a história desse senhor e quem não conhece vai se admirar e surpreender com sua história de vida.

Lulinha Furtado é viúvo, tem três filhos, cinco netos. Ele conta que em 1954, ele estava em Natal – RN, fazendo publicidade para algumas casas comercias e justamente nessa época foi quando começou a sessão de bingos em Natal. Assim, todos os bingos que aconteceram em Natal dos anos de 1954 até 1956 foram chamados por ele. Lulinha afirma que a chamada de bingo é algo de muita responsabilidade, que se não for feita com perfeição prejudica o andamento do bingo e pode gerar até discussões.

No comércio, Lulinha começou a trabalhar com carro de som em 1950. Nessa época só tinha um carro de som, que era o carro do próprio Lulinha e raramente aparecia algum carro de som de outro município. Assim todas as coberturas, em termos de anúncios, publicidade comercial e festiva eram feitas por Lulinha.

Na época, quando alguém de importância política vinha a óbito, acontecia um cerimonial na saída do cortejo em direção ao cemitério e nesses casos ele também fazia a cobertura do fato.

Lulinha conta que antes, não havia a estrutura que hoje se tem em comícios, por exemplo. Assim, ele chegava com antecedência ao local, montava o som que era carregado em uma veraneio que era de “Zé do Padre”, que apenas dirigia enquanto lulinha fazia as locuções. Os comícios aconteciam com apenas um carro de som. Ele também fazia animação política em épocas de campanha e conta que chegou até a ser preso durante duas horas na época de política por causa das animações com críticas que realizava.

Hiarlei filho de Lulinha dando um passeio no carro de som

Lulinha não chegou a trabalhar com emissoras de rádio. Trabalhou na área de comunicação em Nova Floresta, Santa Cruz, Picuí e Barra de Santa Rosa em função do talento e da competência.

Redemaisnoticias e 89 FM